Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

'O IMPOSTO QUE ACOLHE'

Campanha destina Imposto de Renda para projetos sociais

Ação apoia inclusão de crianças com deficiência, combate às drogas, promoção do esporte e cultura

Por Dianderson Pereira

15/04/2024 - 6:00 h
A doação é feita através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
A doação é feita através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -

A Campanha "O Imposto Que Acolhe", promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), destina uma parte do Imposto de Renda (IR) de pessoas físicas e jurídicas para causas sociais voltadas aos direitos da infância e adolescência. Essa iniciativa permite que até 3% do imposto devido seja destinado ao Fundo da Criança e do Adolescente, apoiando programas de inclusão para crianças com deficiência, prevenção ao uso de substâncias, acompanhamento socioeducativo para infratores, incentivo ao esporte e cultura, em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e o poder público.

A doação é feita através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), atendendo a projetos com a quantidade mínima de 60 crianças e/ou adolescentes. Esse ano está previsto o lançamento do edital de 12 milhões de reais, para apoiar 40 projetos, e até 300 mil reais.

De acordo com Leu Brasil, presidente do CMDCA, a campanha é uma forma de sensibilizar a sociedade, principalmente aos contribuintes que têm a obrigatoriedade de fazer o Imposto de Renda e destinar os 3% do Imposto a projetos sociais dentro do município de Salvador.

“O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que esses Conselhos podem receber doações de pessoas físicas e jurídicas, através dos seus fundos, para apoiar projetos, com crianças e adolescentes. Esse recurso é destinado ao fundo municipal, uma espécie de banco do CMDCA. O CMDCA decide o que faz com esse recurso, e assim a gente usa para apoiar projetos sociais de crianças e adolescentes, e instituições que sejam registradas e que atendam aos critérios estabelecidos no edital”, fala o presidente.

Leu Brasil também menciona uma novidade em um dos 5 eixos existentes dentro do CMDCA. “Esse ano temos uma novidade no eixo 5, que é o apoio também de 10 projetos, com um orçamento de até 300 mil reais. Esse eixo receberá apoio em 5 projetos que atende aos adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas, e mais 5 para o público autista e pessoas com deficiência”.

O gerente da Instituição Assistencial Beneficente Conceição Macedo, Padre Alfredo Dorea, destaca a relevância da campanha para os projetos sociais da instituição e da contribuição do Imposto de Renda. A instituição oferece assistência a pessoas vulneráveis que vivem e convivem com HIV, além de atender uma creche com 86 crianças de 0 a 5 anos e fornecer apoio a 29 famílias, junto com abordagens de prevenção com a população em situação de rua. Atualmente, realiza entregas mensais de R$456,00 para famílias com esse perfil, geralmente lideradas por mulheres solo com 3 a 5 crianças.

“É muito importante porque eu, como contribuinte de imposto, fico feliz em saber que parte do imposto será destinado para uma obra social que eu possa acompanhar e ver os resultados e, sobretudo, para esse tipo de instituição como a nossa, que vive absolutamente de doação. Então, eu acho que é um momento oportuno para unir o doador e o contribuinte que contribui, podendo fiscalizar o resultado daquela sua contribuição”, comenta Alfredo Dorea.

Para realizar a doação ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente durante a preparação da declaração do Imposto de Renda, basta optar pelo modelo completo e contar com a assistência de um contador, se necessário. Durante o preenchimento, em uma seção dedicada a doações, o contribuinte informa o CNPJ do Fundo Municipal e o sistema calcula automaticamente.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

adolescentes assistência Autismo bem estar campanha conselho municipal Contador Contribuição contribuintes crianças Cultura declaração deficiência Direitos doação doadores edital esporte fundo municipal HIV Imposto de Renda Inclusão instituições organizações da sociedade civil população em situação de rua Preenchimento prevenção projetos sociais Saúde Sociedade Vida vulneráveis

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
A doação é feita através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

A doação é feita através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

A doação é feita através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

A doação é feita através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA