Dom Geraldo passa mal durante missa dos Santos Óleos | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Dom Geraldo passa mal durante missa dos Santos Óleos

Publicado quinta-feira, 01 de abril de 2010 às 09:30 h | Atualizado em 01/04/2010, 12:16 | Autor: A TARDE On Line*

O Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella, passou mal durante a missa dos Santos Óleos na manhã desta quinta-feira, 1º,  por volta de 9h20, na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus. Ele teve uma queda de pressão durante a homilia e precisou deixar o altar da igreja.

Dom Geraldo ficou cerca de 30 minutos na sacristia da Catedral, enquanto Dom Gregório Paixão assumiu a homilia. Depois do susto, o Cardeal voltou a presidir a celebração que marca a renovação dos votos pelos integrantes do clero da Arquidiocese. Religiosos de várias igrejas participam da missa.

Essa é a segunda vez que Dom Geraldo passa mal durante a programação da Semana Santa. No ano passado, teve um leve mal-estar que o impediu de participar da celebração da Sexta-feira da Paixão.

Na missa de hoje, que começou às 8 horas, foi benzido o óleo utilizado nas celebrações de batismo, crisma e unção dos enfermos durante todo o ano.

Ainda nesta quinta acontece a missa de Lava-pés, às 19 horas, também na Catedral. Esta celebração relembra o ato de humildade de Jesus Cristo de lavar os pés dos apóstolos. Após a cerimônia, serão retirados panos, flores e toda a decoração dos altares da igreja em sinal de luto pela morte de Cristo.

Confira a programação dos outros dias da Semana Santa**:

02/04 - Sexta-feira da Paixão – Solenidade de Adoração da Cruz - não tem missa, mas a partir das 16 horas será proclamado o Evangelho da Paixão de Jesus Cristo, na Catedral Basílica, e às 17 horas começa a procissão do Senhor Morto, no Centro Histórico.

03/04 - Sábado de Aleluia – dia em que as igrejas permanecem fechadas. Na porta da Catedral Basílica, às 20 horas, será celebrada a noite da Vigília Pascal, com a bênção do Fogo Novo, Proclamação das leituras bíblicas e benção da Água.

04/04 - Domingo de Páscoa – Dom Geraldo celebra a missa de Páscoa às 10 horas e Monsenhor Ademar Dantas dos Santos às 18 horas, ambas na Catedral Basílica. As cerimônias relembram a ressuscitação de Jesus Cristo.

*Com informações do repórter fotográfico Rogério Ferrari e George Britto | A TARDE
**Fonte: Arquidiocese de Salvador

Publicações relacionadas