Ensaios antecipam clima de verão em Salvador | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Ensaios antecipam clima de verão em Salvador

Publicado segunda-feira, 12 de novembro de 2007 às 13:25 h | Autor: Clarissa Borges, do A Tarde On Line

Já é verão em Salvador. Contrariando o calendário oficial, a capital baiana já se encontra em ritmo de alta estação com uma profusão de festas, ensaios e afins, característica do período pré-carnavalesco. Como em 2008 a festa de Momo começa mais cedo - 31 de janeiro - as bandas do circuito carnavalesco já esquentam as turbinas e arrastam baianos e turistas para suas badaladas festas, geralmente chamadas de ensaios de verão.

Tradicionalmente, as bandas baianas de maior expressão nacional guardam todas as fichas para uma única festa no verão soteropolitano, a exemplo de Chiclete com Banana, Asa de Águia, Daniela Mercury e Ivete Sangalo, que não fazem ensaios periódicos na terra natal, mas vira e mexe aparecem em festas de colegas como convidados especiais. Já outras bandas, com agenda nacional mais folgada, já deram a largada.

A banda Negra Cor, liderada por Adelmo Casé, foi a primeira banda baiana a começar a “ensaiar”. O grupo começou em agosto e só pára no carnaval. A fórmula para o sucesso dos ensaios - a banda lota a casa de shows Bahia Café Hall, na Paralela todas as sextas-feiras - passa pelos convidadaos. Adelmo já recebeu no palco Jammil, Luiz Caldas, O Círculo, Diamba, e, na última sexta-feira, 9, Mc Marcinho. A música Coração tambor é o carro chefe da banda (ouça aqui). Em seguida veio a Motumbá, capitaneada por Alexandre Guedes, que mudou de casa – saiu do Pelourinho, onde começou a a fazer sucesso com seus ensaios lotados em 2006 – para a área verde do Othon, em Ondina.

Junto com os primeiros ensaios 2007/2008, chegam as primeiras novidades dos artistas para a alta temporada. Uma das mais festejadas foi revelada pela cantora Margareth Menezes, que vai sair no bloco Os Mascarados gratuito para quem quiser se fantasiar e entrar na folia. Tem ainda as bandas que trocaram de cantores e começam o verão em ritmo de estréia, além das sempre inventivas  decorações, fantasias e músicas novas feitas especialmente para embalar a maior festa de rua do mundo.

Superprodução - As festas de verão realizadas pelos artistas baianos nada têm de ensaios. Via de regra as apresentações são dotadas de produção muito cuidadosa, convidados selecionados, divulgação de mega-evento e espaço concorridíssimo, na maioria das vezes com estrutura de camarote.

Na área Verde do Othon, por exemplo, Alexandre Guedes e a banda Motumbá recebem os convidados com uma decoração temática que inclui sal grosso, imagens de São Jorge e Santo Antônio e dentes de alho para associar ao clima religioso que envolve a banda - Motumbá significa um pedido de benção a Olorum. No ano passado, as festas entraram para a agenda de vips e famosos do Rio de Janeiro e São Paulo e o Bororó saiu do Pelourinho para todo o Brasil, graças aos ensaios. 

Também é o caso do aconchegante ensaio Uafro, realizado pelo cantor Jauperi (ex-Vixe Mainha) às quintas-feira na Praça Tereza Batista, no Pelô. O cantor considera o ensaio um “ambiente de relacionamento”. Também é o momento propício receber amigos e aproveitar para ir acostumando o público com o que prepara para o carnaval. Jauperi aposta na descontração na hora de escolher os convidados e abre as portas para os amigos. “Um amigo meu diz que gente boa se atrai, e é isso o que acontece aqui”, comenta.

Desde  a estréia, Jauperi recebeu Mariene de Castro, legítima representante do samba de roda baiano, o cantor Orlando Morais, de passagem por Salvador, o canto lírico de Virgínia Rodrigues e Saulo Fernandes, vocalista da Banda Eva e queridinho de dez entre dez fãs do Axé. Ainda esperava, na última quinta, 8, a presença do roqueiro Lobão, que não chegou a tempo. Jauperi acredita que nos ensaios tem espaço para tudo e todos. É nos encontros quinzenais com o público que ele testa a receptividade do novo trabalho, que tem como carro chefe a música Flores da Favela (ouça).  

Até o carnaval, Jauperi ainda pretende receber uma constelação de estrelas da música local e nacional para ninguém botar defeito; na lista estão Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Jorge Aragão, Margareth Menezes, Davi Moraes e outros. À altura dos convidados ilustres, o ambiente tem decoração de de Pedro Caldas e figurino de Cláudia Magalhães, tido sob a batuta da produtora Irá Carvalho.

 Para os artistas que não fazem ensaios, ir aos ensaios de outras bandas é o canal para se aproximar do público antes do carnaval. Com vocalista nova, o Ara Ketu resolveu apostar nessa fórmula, e extingui por este ano um dos ensaios mais tradicionais e badalados do verão baiano. Nesta temporada a estreante Larissa Luz sobe ao palco apenas como convidada e, ainda sem data definida, também recebe convidados em uma única festa antes da folia.


Jauperi fala sobre o prazer de receber os amigos no ensaio

Confira performance de Saulo Fernandes ao lado de Jauperi, no Pelourinho

Publicações relacionadas