Morre, aos 88 anos, ex-deputado estadual e ex-vice prefeito de Salvador, Marcelo Duarte | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Morre, aos 88 anos, ex-deputado estadual e ex-vice prefeito de Salvador, Marcelo Duarte

Publicado quinta-feira, 28 de maio de 2020 às 20:54 h | Atualizado em 28/05/2020, 21:03 | Autor: Da Redação
Baiano faleceu devido ao agravamento de uma pneumonia | Foto: Reprodução | Instagram
Baiano faleceu devido ao agravamento de uma pneumonia | Foto: Reprodução | Instagram -

Morreu nesta quinta-feira, 28, aos 88 anos, o ex-deputado estadual e por duas vezes vice-prefeito de Salvador, Marcelo Duarte. O político, pai do secretário de Administração Penitenciária da Bahia (Seap), Nestor Duarte, foi também advogado, professor e diretor da Faculdade de Direito da UFBA.

O baiano, que já havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) em 2019, faleceu devido ao agravamento de uma pneumonia. Em sua trajetória, ele acumulou uma série de títulos, sendo o primeiro político eleito por voto direto para vice-prefeito de Salvador depois da ditadura militar. Ao deixar o cargo, no fim da década de 80, foi nomeado secretário da Justiça e Direitos Humanos da Bahia.

Marcelo foi cassado, preso e perdeu cargos públicos durante a ditadura militar. Em depoimento à Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa da Bahia, o ex-deputado citou o também falecido senador Antonio Carlos Magalhães (DEM), que apoiou o golpe militar de 1964, como personagem central nas perseguições políticas ocorridas naquela época no estado.

A cassação de Duarte ocorreu três anos depois pelo Ato Institucional número 5 (AI-5), quando havia sido eleito pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em 1966. Seu último mandato foi entre 2005 e 2008, novamente como vice-prefeito da capital baiana.

Nas redes sociais, Marcelo Duarte recebeu diversas homenagens de ex-alunos e políticos baianos."Professor Marcelo Duarte continuará vivo nas suas lições!", afirmou o escritor e mestre em Direito Público, Jaime Barreiros Neto.

Publicações relacionadas