Praça das Mãozinhas recebe feira de saúde para população negra nesta sexta

Publicado quinta-feira, 25 de novembro de 2021 às 21:18 h | Atualizado em 06/12/2021, 15:42 | Autor: Da Redação

A prefeitura de Salvador promove, na manhã desta sexta-feira, 26, uma feira de saúde dedicada à população negra, na Praça Marechal Deodoro, conhecida como 'Praça das Mãozinhas', no bairro do Comércio. A iniciativa é mais uma ação alusiva ao Novembro Negro.

Entre os serviços oferecidos pelos multiprofissionais da saúde, estarão: Aferição de pressão; Testagem pra doenças sexualmente transmissíveis; Orientação nutricional e prevenção de hipertensão, diabetes; Distribuição de preservativos; Práticas integrativas: chás medicinais, aromaterapia, acupuntura; Parceria para impressão do cartão sus, cartão primeiro passo; Orientação prevenção tuberculose, hanseníase; Orientação para Cuidados com doença falciforme; Saúde do homem, saúde LGBTQIA+, saúde da mulher, saúde do idoso, saúde da criança, além de vacinação contra a Covid-19.

Responsável pelo campo temático da Saúde da População Negra, Elenilda Farias falou sobre a importância das ações e destacou a importância da data como forma de luta contra o preconceito racial.

“Além de ser um momento de celebração desta data tão importante, a ação é uma forma de contribuir na discussão para o combate ao racismo e aumentar o acesso da população aos serviços de saúde”, pontuou Elenilda.

O coordenador da Unidade de Acolhimento ao Adulto da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Edmundo Pontes, ressaltou a necessidade de promover e facilitar o acesso à saúde.

“Em Salvador, onde a maioria da população é negra, o histórico é de luta e superação. A promoção de ações como essa é fundamental para o empoderamento desses cidadãos. Precisamos entender que a população mais pobre necessita cada vez mais de serviços que estejam condizentes com as suas demandas”, concluiu.

Publicações relacionadas