RG
Super documento? Saiba tudo sobre a Carteira de Identidade Nacional
Novo documento poderá ser emitido no formato digital
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento lançado pelo governo da Bahia no início do mês de Julho, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), já está em vigor.
O documento tem por objetivo unificar o registro geral de pessoas e evitar fraudes, já que anteriormente o brasileiro poderia ter 27 registros gerais diferentes nas unidades da federação. O novo sistema de identificação foi oficialmente adotado para aumentar a segurança dos cidadãos e evitar fraudes, pois ao contrário do RG, que poderia variar de acordo com o estado, o CPF é único no território nacional. A primeira via do documento é gratuita e já está disponível para solicitação.
>>>'Super RG' terá todos os documentos em apenas um
>>>Nova identidade já tem prazo para chegar em todos os SACs; confira
>>>Nova identidade poderá ser emitida em mais 33 postos do SAC na Bahia
Segundo a diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Ana Cecília Bandeira, a CIN vai diminuir a possibilidade de fraudes e terá 'funcionalidades importantes'.
"Terá a possibilidade de incluir um único documento o título de eleitor, carteira de habilitação, certificado de reservista e informações da condição de saúde da pessoa. Se é doador de órgãos, qual tipo sanguíneo, se tem doenças preexistentes como diabetes", disse a diretora do DPT.
A nova identidade também terá, de maneira inédita, a possibilidade de ser apresentada no formato digital, podendo ser acessada através do portal do Governo Federal.
Confira alguns documentos que podem ser integrados:
Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Número de Identificação Social (NIS)
Cartão Nacional de Saúde
Título Militar e Carteira de Trabalho
Carteira de vacinação
Título de eleitor
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro