Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em quatro municípios baianos

Publicado quarta-feira, 01 de dezembro de 2021 às 19:59 h | Atualizado em 01/12/2021, 20:02 | Autor: Da Redação

Por causa da estiagem, quatro municípios baianos tiveram reconhecida situação de emergência pelo governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). São eles: Iuiú, Nova Soure, Teofilândia e Uauá.

Ainda na região Nordeste, as cidades de Antônio Martins (RN) e Gracho Cardoso (SE) também tiveram a situação de emergência reconhecida pela mesma razão.

Ainda devido à estiagem, o município de São Mateus (ES) foi mais um na mesma situação. Já em Viana, outra cidade capixaba, o ministério reconheceu a situação de emergência em função da chuva, assim como em São José do Norte (RS).

A portaria publicada no Dário Oficial da União incluiu ainda o município de Osvaldo Cruz (SP), atingido por vendavais.

Com o reconhecimento federal da situação de emergência, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do ministério para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

O pedido deve ser feito por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Após aprovação, é publicada portaria com a verba a ser liberada.

Publicações relacionadas