Diocese afasta padre suspeito de estupro de vulnerável na Bahia | A TARDE
Atarde > Bahia

Diocese afasta padre suspeito de estupro de vulnerável na Bahia

O líder religioso foi preso suspeito de estuprar um adolescente de 14 anos com transtorno do espectro autista

Publicado quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024 às 17:27 h | Atualizado em 21/02/2024, 18:08 | Autor: Da Redação
Segundo a Polícia Civil, as investigações tiveram início no dia 4 de fevereiro, quando um familiar da vítima comunicou o fato à unidade policial
Segundo a Polícia Civil, as investigações tiveram início no dia 4 de fevereiro, quando um familiar da vítima comunicou o fato à unidade policial -

A Diocese de Juazeiro, cidade do norte da Bahia, afastou das atividades o padre que foi preso na terça-feira, 20, suspeito de estuprar de um adolescente de 14 anos, com transtorno do espectro autista.

Em nota, a Diocese de Juazeiro disse que foi surpreendida com a denúncia e que pediu a abertura de um processo investigatório. Também prestou apoio para a vítimas e os familiares.

O nome do padre não foi revelado. Ele faz parte de uma congregação de Salvador, mas foi cedido para a paróquia de Juazeiro há um ano, para realizar as atividades religiosas.

Com a divulgação do caso, a Congregação do Santíssimo Redentor (Missionários Redentoristas em Salvador) declarou "apoio integral e incondicional às vítimas", ao mesmo tempo que mantém o suporte ao confrade suspeito do crime. A instituição católica cita orientações do Papa Francisco ao assumir as duas posições.

"Afirmamos nosso suporte e acompanhamento fraternal a nosso confrade, nos termos do mesmo 'Motu Proprio' do Papa Francisco, acima citado, para que 'se garanta aos arguidos o direito a um processo équo e imparcial, no respeito pela presunção de inocência e também pelos princípios de legalidade e proporcionalidade entre o delito e a pena", diz um trecho do texto.

A instituição disse ainda que se coloca à disposição das autoridades para prestar auxílio ou esclarecimentos dos fatos.

INVESTIGAÇÃO 

Segundo a Polícia Civil, as investigações tiveram início no dia 4 de fevereiro, quando um familiar da vítima comunicou o fato à unidade policial. O período em que o adolescente era vítima do estupro não foi detalhado.

Após a coleta de depoimentos, exames periciais e outras diligências, a prisão preventiva foi solicitada à Justiça, que acatou a medida.

Preso, o homem passou por exames periciais e foi encaminhado para uma unidade do sistema prisional. Já a vítima foi encaminhada para acompanhamento psicossocial.

Publicações relacionadas