Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EXCLUSIVO

Entenda porque o Subúrbio é tão cobiçado pelas facções CV e BDM

Região vem sendo palco de intensos confrontos nas últimas semanas; veja o mapa

Por Leo Moreira

25/04/2024 - 14:39 h | Atualizada em 25/04/2024 - 17:32
Polícia entra em área de mata no Subúrbio de Salvador
Polícia entra em área de mata no Subúrbio de Salvador -

Nas últimas duas semanas a região do Subúrbio de Salvador vem sendo palco de uma guerra protagonizada pelas facções criminosas Comando Vermelho (CV), que tenta expandir território, e o Bonde do Maluco (BDM), até então, detentor do controle de venda de entorpecentes em vários trechos da localidade.

Leia também:

>> Dez membros de facções são alvos de operação no Subúrbio de Salvador

>> PM retira pichações de facções criminosas na região do Subúrbio; veja

>> Após onda de terror, Subúrbio volta à "total normalidade", diz major

A situação se intensificou no último dia 10 deste mês, quando vários integrantes do CV invadiram a região do bairro de Mirantes de Periperi para tomar o controle das localidades. A ação, inclusive, resultou na morte de um morador que estava de folga e foi atingido dentro de sua residência por uma bala perdida. Desde então, não só em Mirantes, mas em várias localidades, o confronto se tornou rotina.

"Dia 10 teve a primeira investida do Comando Vermelho numa região que era controlada pelo BDM. Uma entrada muito violenta e com muitos homens. Isso é o que chamou muita atenção e acabou causando todo o transtorno e pânico na população. Muitos disparos de armas de fogo, de calibres diversos, principalmente armas de uso restrito das forças armadas. Eles picharam paredes, invadindo casas, expulsando moradores e tudo mais", destacou o major João Daniel, comandante da 18ª Companhia Independente da Polícia Militar, em conversa com o Portal A TARDE.

PM cobre pichações de facções criminosas no Subúrbio
PM cobre pichações de facções criminosas no Subúrbio | Foto: PMBA

Eles querem ter o total domínio do território, de forma que facilite a entrada e saída de drogas, de armas, de fuga. Ou seja, facilitar a vida criminosa deles

major João Daniel - Comandante da 18ª CIPM

Mas porque o território do Subúrbio é tão cobiçado pelas facções criminosas? Para o oficial, a busca pelo controle da localidade é explicada pelas características "territorialistas" destas organizações criminosas e pela posição estratégica do Subúrbio, que fica próximo à Estrada do Derba, BA-528 e BR-324, além da vasta área de vegetação, que dificulta a ação das forças policiais.

"Eles são territorialistas. Se você olhar a identificação no mapa vai ver que existe uma área de vegetação densa. Então, quem detém o todo daquela localidade acaba detendo também toda a localidade de zona de matagal. Só que essa zona de mata faz ligação com o Derba, que faz ligação direta, praticamente, com a BR-324. Então, acaba sendo um ponto de chegada e de escoamento, tanto de drogas, quanto de armas, rotas de fuga, e tudo mais. Então a questão do territorialismo é exatamente isso daí: questões geográficas que, para eles, terminam sendo um facilitador para as ações criminosas diversas que eles possam pensar. Então, eles querem ter o total domínio do território, de forma que a vida criminosa deles", salientou o major.

Imagem ilustrativa da imagem Entenda porque o Subúrbio é tão cobiçado pelas facções CV e BDM
| Foto: Arte | Ag. Atarde

A 18ª CIPM é responsável pela cobertura dos bairros de Periperi, Rio Sena, Coutos, Praia Grande, Vista Alegre, Alto da Teresinha e Nova Constituinte. No entanto, a região é muito mais complexa. Só a Avenida Afrânio Peixoto, popular Suburbana, com ligação com a estrada do Derba, atravessa o território coberto por mais três CIPMs; 14ª CPIM (Lobato), 19ª CIPM (Paripe) e 31ª CIPM (Valéria).

Isso não é uma coisa fixa. Esses territórios são sempre alvos de disputas

Diego Gordilho - delegado da Polícia Federal

Lá, a disputa pelo domínio é algo histórico. No ano passado, em um dos territórios mais cobiçados pelas facções, Valéria, um policial federal morreu e outros dois agentes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado - FICCO/ BA, ficaram feridos. Na ocasião, os agentes estavam seguindo para uma ação no bairro, quando foram surpreendidos por um dos grupos que se preparava para invadir o território inimigo.

Parte da região, inclusive, e dominada por uma terceira facção criminosa, a Katiara. "A localidade é estratégica. Ali é a saída e a entrada da cidade, um ponto interestadual. Um local de grande interesse, tanto que há uma disputa entre duas ou três facções criminosas que tentam controlar a região", disse o delegado da Polícia Federal, Ricardo Andrade, ao Portal A TARDE.

Acampamento usado por facção descoberto em zona de mata em Valéria, em março deste ano
Acampamento usado por facção descoberto em zona de mata em Valéria, em março deste ano | Foto: Divulgação | Ascom-PC

Apesar de considerar a área de atuação, o delegado da Delegacia de Repressão a entorpecentes e o Grupo de Investigações Sensíveis da Polícia federal, Diego Gordilho, salientou, em uma matéria publicada em agosto do ano passado, que os domínios dos grupos criminosos costumam ser sazonais. "Isso não é uma coisa fixa. Esses territórios são sempre alvos de disputas".

Ações da SSP localizaram 35 líderes de facções e 19 fuzis em Salvador
Ações da SSP localizaram 35 líderes de facções e 19 fuzis em Salvador | Foto: Divulgação | Ascom-PC
Imagem ilustrativa da imagem Entenda porque o Subúrbio é tão cobiçado pelas facções CV e BDM
| Foto: Divulgação | SSP-BA

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

bdm Bonde do Maluco Conflito crime organizado Facções criminosas Guerra do Tráfico Katiara Polícia Civil polícia militar subúrbio de salvador violência

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Polícia entra em área de mata no Subúrbio de Salvador
Play

15 celulares e drogas são apreendidos no presídio de Paulo Afonso

Polícia entra em área de mata no Subúrbio de Salvador
Play

Operação desarticula cultivo de maconha 'indoor' na Bahia

Polícia entra em área de mata no Subúrbio de Salvador
Play

Operação é deflagrada no Conjunto Penal de Paulo Afonso

Polícia entra em área de mata no Subúrbio de Salvador
Play

Explosão provoca incêndio de grandes proporções no Polo de Camaçari

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA