Fanfarras de escolas estaduais ensaiam para desfile de sábado | A TARDE
Atarde > Bahia

Fanfarras de escolas estaduais ensaiam para desfile de sábado

Evento contará com 22 grupos envolvendo cerca de 1.200 jovens

Publicado quarta-feira, 29 de junho de 2022 às 00:12 h | Autor: Jade Santana*
Ensaio 
no Colégio Estadual Ruben Dario
Ensaio no Colégio Estadual Ruben Dario -

Os estudantes integrantes das fanfarras escolares da rede estadual de ensino seguem com a rotina de ensaios preparatórios para o desfile cívico do 2 de Julho. Este ano, o evento contará com 22 grupos envolvendo cerca de 1.200 jovens. 

"Anualmente investimos nas fanfarras com a aquisição de equipamentos, manutenção e participação de desfiles. Com elas tentamos estabelecer entretenimento, relação com o cotidiano escolar, com a música e a história da Bahia. A fanfarra tem papel social e de formação importante para refletir conteúdos e abordagens no campo pedagógico e valorizar outras possibilidades de exprimir emoções e ideias”, defende Marcius Gomes, coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). 

No começo do ano letivo de 2022, o Governo da Bahia iniciou a entrega de 100 kits com instrumentos musicais. No levantamento feito em 2019, a Bahia tinha 246 unidades escolares cadastradas com fanfarras.

Professora da rede estadual e coordenadora da fanfarra do Colégio Estadual Ruben Dario há cinco anos, Valdineia Sousa conta que os ensaios são uma forma lúdica de ensino. “Eles esperam muito por essa apresentação. Uma aluna me contou que uma criança disse para a mãe que queria ser igual a ela, porque sabia tocar trombone e estava se apresentando. Eles sabem que têm o momento de celebridades no desfile de 2 de julho", diz Sousa. 

A estudante Juciara Santos, 18 anos, 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual João Caribé, em Salvador, já está na expectativa para desfilar. “Voltar a desfilar no 2 de Julho será muito gratificante, pois é um evento histórico onde mostramos o nosso talento. Estamos ensaiando com dedicação para mostrar um trabalho bonito para a população”, conta. 

*Sob a supervisão da editora Meire Oliveira

Publicações relacionadas