Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA

MOBILIDADE

Freio no futuro: Feira de Santana adia implantação de ônibus elétricos

Falta de infraestrutura e altos custos freiam a mobilidade elétrica na Princesinha do Sertão

Andrêzza Moura
Por
Sonho de ônibus elétrico em Feira de Santana  foi adiado
Sonho de ônibus elétrico em Feira de Santana foi adiado - Foto: Reprodução Ed Santos/Acorda Cidade

O projeto de implantação de ônibus elétricos em Feira de Santana está temporariamente fora dos planos. Apesar dos testes realizados na cidade terem apresentado bons resultados, o alto custo de aquisição dos veículos e a ausência de infraestrutura de recarga são os principais obstáculos para sua implementação.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro, as operadoras preferem investir em mais unidades a diesel do que em um único veículo elétrico, considerando a diferença de preço. Além disso, a necessidade de pontos de recarga para abastecimento das baterias eleva ainda mais o investimento necessário.

Tudo sobre Bahia em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

A ausência de eletropostos na cidade dificulta a viabilidade do projeto. A implantação dessa infraestrutura exigiria um aporte financeiro adicional por parte das empresas, o que contribui para o adiamento da proposta. As informações são do site Acorda Cidade.

Os testes com o ônibus elétrico em Feira de Santana fizeram parte de uma iniciativa do Fórum Baiano dos Secretários e Dirigentes Municipais de Mobilidade, após contato de fabricantes com o presidente do grupo, Pablo Souza, atual secretário de Mobilidade de Salvador. A proposta foi estendida a outras cidades, como Camaçari, Jequié, Vitória da Conquista e Luís Eduardo Magalhães.

O veículo utilizado nos testes, de fabricação chinesa, foi disponibilizado para a empresa São João e circulou em caráter experimental e circulou pelas ruas da 'Princesinha do Sertão, segunda maior cidade do estado, no mês de agosto. Durante o período, o desempenho agradou, destacando-se pelo conforto, funcionamento silencioso, menor impacto ambiental e presença de suspensão a ar.

Leia Também:

CRIME BRUTAL

Adolescente autista é espancado até a morte no interior da Bahia
Adolescente autista é espancado até a morte no interior da Bahia imagem

PROCESSO

PicPay e Banco Original são acusados de sujar nome de clientes com dívidas falsas
PicPay e Banco Original são acusados de sujar nome de clientes com dívidas falsas imagem

TRABALHO SEMELHANTE À ESCRAVIDÃO

Trabalhadora doméstica é resgatada após 36 anos sem salário na Bahia
Trabalhadora doméstica é resgatada após 36 anos sem salário na Bahia imagem

No entanto, o tempo necessário para recarga, de quatro a cinco horas, também foi apontado como um desafio. Por enquanto, o sonho de ver ônibus elétricos circulando pelas ruas de Feira de Feira terá que esperar.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

feira de santana Mobilidade Urbana Ônibus elétrico transporte público transporte público Bahia

Relacionadas

Mais lidas