GOLPE
Chay Suede da Bahia? Homem é preso acusado de crime envolvendo ator
Segundo a Polícia Civil, o suspeito fazia parte de um grupo especializado em fraudes digitais
Por Redação

Um homem investigado por envolvimento em fraudes bancárias utilizando dados do ator Chay Suede foi preso na última terça-feira, no distrito de Barra do Jacuípe, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador.
Segundo a Polícia Civil, o suspeito fazia parte de um grupo especializado em fraudes digitais contra instituições financeiras.
O esquema utilizava tecnologia de deepfake, que permite a modificação de imagens e vídeos com o uso de inteligência artificial, para burlar sistemas de segurança.
O delegado Bruno Oliveira, que atuou no caso, informou que o investigado esteve diretamente envolvido na tentativa de golpe com uso dos dados de Chay Suede, ocorrido em setembro de 2023.
Leia Também:
Na ocasião, outro integrante do esquema conseguiu obter cerca de R$ 200 mil em limite de cartão de crédito e R$ 25 mil em crédito especial, além de tentar se passar pelo ator em uma agência.
Descoberta
A fraude foi descoberta quando um dos envolvidos tentou acessar o aplicativo do Banco Regional de Brasília (BRB) usando um documento falso, que trazia a foto dele combinada com os dados de Chay.

A tentativa de golpe fracassou quando ele não conseguiu pronunciar corretamente o nome completo do ator: Roobertchay Domingues da Rocha Filho.
O golpista foi preso em flagrante dentro da agência e autuado por estelionato e falsidade ideológica.
As investigações revelam que o grupo manipulava identidades e criava perfis falsos com o auxílio de recursos digitais, conseguindo assim abrir contas, acessar créditos e causar prejuízos às instituições bancárias.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos:
- 136 RGs falsificados
- 11 maquininhas de cartão
- 20 cartões de crédito em nome de terceiros
- 9 telefones celulares
- 110 chips de celular
- 1 impressora
- 1 notebook
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes