BAHIA
Missão brasileira na UE fortalece desenvolvimento sustentável
Secretário de Planejamento da Bahia, Cláudio Peixoto, participou de agenda na Europa Secretário de Planejamento da Bahia, Cláudio Peixoto, participou
Por Da Redação
Foi encerrada, nesta sexta-feira, 8, a Missão Internacional do Conseplan (Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Planejamento) onde houve reuniões entre secretários de estado de todo o Brasil. O último compromisso aconteceu na sede da União Europeia em Bruxelas, na Bélgica, e teve a participação do secretário de Planejamento Cláudio Peixoto.
Leia mais:
>> Walter Tannus faz alerta para descaminho no setor de combustíveis
>> Salvador sedia 6ª edição da E–Agro com exposições e capacitações
>> Ford expande programa de impacto social na Bahia
O primeiro compromisso da agenda na UE foi no Parlamento Europeu, onde a missão brasileira participou de uma audiência com o eurodeputado Hélder Sousa Silva, presidente da Delegação para as Relações da União Europeia com o Brasil. Durante a ocasião, o parlamentar apresentou a estrutura da UE, que opera com base em quatro principais instituições: Parlamento Europeu, Conselho Europeu, Conselho da União Europeia e Comissão Europeia, além de seu sistema orçamentário.
A reunião contou também com a presença do embaixador brasileiro na UE, Pedro Miguel da Costa e Silva, que, posteriormente, recepcionou os secretários brasileiros na sede da Embaixada do Brasil na Bélgica.
A secretária nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Virgínia de Ângelis, presente na agenda internacional, afirmou que a experiência acumulada pela União Europeia na gestão de estados soberanos pode auxiliar o Brasil nos desafios de construção de mecanismos institucionais que garantam governança multinível entre o governo federal, os 27 estados e os quase 5.570 municípios.
No encerramento da Missão Internacional do Conseplan na Europa, o secretário Cláudio Peixoto parabenizou o presidente do Conselho, o secretário do Estado de Pernambuco, Fabrício Marques, e sua equipe pela organização e suporte técnico e logístico. Ele também expressou sua gratidão pela receptividade dos embaixadores Sarquis e Pedro Miguel e do corpo diplomático das embaixadas do Brasil na França e Bélgica, ressaltando a competência na diplomacia geopolítica, comercial, econômica e na cooperação técnica com diversos organismos internacionais.
“As grandes tendências e incertezas globais, como a descarbonização econômica, enfrentamento das emergências climáticas e o envelhecimento populacional com seus impactos nas políticas sociais e previdenciárias, mobilizam as discussões nos organismos internacionais. A Bahia, com a condução do governador Jerônimo Rodrigues e em parceria com o governo federal, tem se posicionado de forma destacada no Brasil. O estado é protagonista em temas como geração de empregos, redução de desigualdades e energias renováveis, e também lidera investimentos em projetos estruturantes de infraestrutura social e urbana, graças à sustentabilidade fiscal e à competente captação de recursos financeiros realizada no estado”, disse o titular da Seplan.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes