VEJA COMO SE INSCREVER
"Narrativas que salvam": TJ-BA lança prêmio para jornalistas sobre feminicídio
Edital da premiação será divulgado na próxima sexta-feira, 3

Por Gabriela Araújo

O projeto Justiça pela Paz em Casa, que acontece em novembro, será marcado por uma iniciativa inédita do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que visa premiar jornalistas e estudantes de jornalismo com matérias que abordam os temas sobre violência doméstica e feminicídio.
As inscrições devem ser feitas por meio do site da Corte baiana a partir da próxima sexta-feira, 3, após o lançamento do edital do concurso. O documento será publicado no Diário Oficial da Justiça (DJE).
A iniciativa foi proposta pela desembargadora Nágila Brito, presidente da Coordenadoria da Mulher na Corte, que chamou atenção para a necessidade de debater o tema com responsabilidade.
“Todos os jornalistas para essa causa. Não vai contar o modus operandi, mas dá visibilidade às histórias”, disse a desembargadora durante café com jornalistas.

Os prêmios serão voltados para as seguintes categorias:
- Rádio;
- TV;
- Web;
- Impresso.
Leia Também:
Prêmio "Narrativas que Salvam"
O Prêmio de Jornalismo “Narrativas que Salvam”, nasce da urgência em reconhecer e valorizar a força do jornalismo como ferramenta de transformação social diante de uma das maiores chagas do nosso tempo: a violência doméstica e o feminicídio.
Em uma realidade onde milhares de mulheres ainda vivem sob ameaça, medo e silenciamento, o jornalismo tem o poder de romper barreiras, dar visibilidade às vítimas e mobilizar a sociedade para a construção de uma cultura de respeito, igualdade e proteção à vida.
Cada reportagem, investigação ou narrativa que denuncia, informa e conscientiza não apenas descreve um problema – ela abre caminhos para salvar vidas.
Cronograma
- Lançamento do edital: até 04 de outubro de 2025
- Período de inscrições: 04/10/2025 a 03/11/2025
- Divulgação dos finalistas: 11 de novembro de 2025
- Cerimônia de premiação: 24 de novembro de 2025.
Projeto Justiça pela Paz em Casa
O projeto Justiça pela Paz em Casa promove semanas nacionais de julgamento, quando tribunais de todo o país concentram esforços para analisar e decidir processos envolvendo violência doméstica.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes