Policiais participam de curso sobre reconhecimento facial e de placa | A TARDE
Atarde > Bahia

Policiais participam de curso sobre reconhecimento facial e de placa

Sistema lançado no estado, em dezembro de 2018, foi decisivo para capturar 351 criminosos

Publicado quarta-feira, 10 de agosto de 2022 às 06:15 h | Autor: Miriam Hermes
Participaram 72 profissionais vinculados à Secretaria de Segurança Pública que vão atuar no sistema inteligente
Participaram 72 profissionais vinculados à Secretaria de Segurança Pública que vão atuar no sistema inteligente -

Policiais que atuam no oeste da Bahia participaram, ontem, do workshop colaborativo do projeto Vídeo Polícia, realizado em Barreiras, para conhecer detalhes e receber treinamento sobre o Sistema de Reconhecimento Facial e de Placas que está em fase de testes na cidade.

Participaram 72 profissionais vinculados à Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) que vão atuar no sistema inteligente, que foi lançado no estado, em dezembro de 2018 e, até ontem, foi decisivo para que 351 criminosos fossem levados à Justiça. 

Destes, 125 foram localizados no interior, onde o sistema está em fase de testes. Com cerca de 50 câmeras em fase experimental em diversos pontos de Barreiras, o sistema localizou três criminosos foragidos, presos em junho e julho por homicídio e roubo. Eles foram reconhecidos pelo sistema através de imagens constantes no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ao cruzarem por uma das câmeras de monitoramento. 

A última situação ocorreu com uma mulher que foi identificada pelo sistema, ativando um alerta para o Centro Integrado de Comunicação (Cicom), que por sua vez acionou uma viatura da Polícia Militar que fez a condução da foragida para a delegacia da Polícia Civil. 

Além de Barreiras, o sistema está em implantação também em Bom Jesus da Lapa, Ibotirama, Luís Eduardo Magalhães, Santa Maria da Vitória, Santana, Serra Dourada e Tabocas do Brejo Velho. De acordo com o superintendente de Gestão Tecnológica e Operacional da SSP, coronel Marcos Oliveira, para que a tecnologia possa ser utilizada em toda sua potencialidade é necessário que as equipes estejam qualificadas.

Ele afirmou que a concretização do projeto também na região oeste “nos dá uma satisfação enorme no avanço da tecnologia da segurança pública baiana. E este é o momento de alinharmos todas as nossas estratégias e técnicas com as equipes”. 

A meta é chegar a 70 câmeras na cidade e mais de 210 na região, muitas delas já implantadas em pontos estratégicos de diversos municípios, o que é comemorado pelos profissionais de segurança. “Estamos numa região que faz divisa com outros estados e a implementação desses sistemas só faz com que agregue ainda mais ao trabalho de coibir os crimes”, pontuou o major PM Mário Augusto Baeta, comandante da 86ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/ Santa Rita de Cássia), um dos participantes do evento de ontem.

Publicações relacionadas