MOBILIDADE
Ponte Salvador-Itaparica: CEO revela planos audaciosos para entrega antecipada
Confira os principais pontos do novo cronograma e os bastidores da obra mais esperada da Bahia
Por Daniel Genonadio

O relógio começou a correr e as obras da Ponte Salvador-Itaparica, tão esperada pela população baiana, agora contam com data de início e de fim estabelecidas via contrato. A construção começa oficialmente em 2026 e a conclusão é datada para 2031. No entanto, a concessionária que vai administrar o sistema viário quer a finalização antes mesmo do prazo.
Foi o que revelou ao Jornal A TARDE o CEO da concessionária responsável pela Ponte Salvador-Itaparica, Cláudio Villas Boas. Na entrevista exclusiva publicada na última segunda-feira, 21, ele detalhou o interesse de antecipar a entrega.
“Há inclusive interesse contratual em antecipar a entrega, prevista para 2031, porque só começamos a gerar receita com a cobrança do pedágio”, explica Vilas Boas na entrevista exclusiva ao Jornal A TARDE.
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O aditivo contratual da parceria público-privada (PPP) entre o governo estadual e a concessionária — formada por duas grandes empresas chinesas — foi assinado em junho deste ano, marcando o reinício formal do projeto. O investimento total previsto é de R$ 10,6 bilhões, com início das obras programado para 2026.
A sondagem na Baía de Todos-os-Santos foi concluída em abril, marcando um importante avanço para as obras mesmo em um período de instabilidade jurídica contratual. Foram 105 pontos de perfuração e investimento de quase R$ 200 milhões dos acionistas durante 12 meses de operação.
Pedágio da Ponte Salvador-Itaparica
A concessionária tem interesse em entregar a Ponte Salvador-Itaparica para logo iniciar a ter lucro, que será obtido somente com a cobrança de pedágio. O contrato inteiro terá a duração de 35 anos, até 2060. Assim, se a Ponte Salvador-Itaparica for inaugurada em 2031, a concessionária terá 29 anos de cobrança de pedágio.
Na mesma entrevista, Cláudio Villas Boas revelou qual seria o valor da tarifa de pedágio neste momento.
"A tarifa foi definida pelo governo da Bahia no edital com o racional de equalizar com a tarifa do ferry-boat. Só para referência, um carro pequeno que cruza pelo ferry-boat paga em torno de R$ 50, incluindo o motorista. Cada passageiro adicional tem que pagar. No caso da concessão rodoviária, a tarifa de pedágio hoje seria aproximadamente R$ 50, só que está incluso todos os passageiros do carro".
Veja vídeo do projeto da Ponte Salvador-Itaparica
Ponte Salvador-Itaparica: o que você precisa saber
- Início e fim das obras já têm data definida: a construção começa oficialmente em 2026 e tem previsão de conclusão para 2031, conforme contrato com a concessionária.
- Concessionária quer antecipar entrega: CEO revelou exclusividade ao A TARDE que há interesse contratual em entregar a obra antes de 2031 para acelerar a geração de receita.
- Aditivo contratual marca novo ciclo da PPP: o aditivo entre o governo da Bahia e o consórcio chinês foi assinado em junho, reativando formalmente o projeto.
- Investimento bilionário e sondagem finalizada: mais de R$ 10,6 bilhões serão investidos. A sondagem na Baía de Todos-os-Santos já foi concluída com 105 pontos perfurados.
- Valor do pedágio será similar ao ferry-boat: a tarifa estimada para carros será em torno de R$ 50, com todos os passageiros inclusos — valor baseado no atual custo do ferry.
- Contrato de concessão vai até 2060: a concessionária terá 29 anos para cobrar pedágio, caso a ponte seja entregue em 2031, dentro do prazo oficial.
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