Portos e aeroportos da Bahia terão pontos de vacinação contra Covid-19

Publicado terça-feira, 30 de novembro de 2021 às 10:24 h | Atualizado em 30/11/2021, 10:26 | Autor: Da Redação

Em um novo cuidado para combater a Covd-19 no estado, os portos e aeroportos da Bahia receberão pontos de vacinação e testagem. A medida foi anunciada pela secretária estadual de Saúde, Tereza Paim, na manhã desta terça-feira, 30.

"Portos e aeroportos terão, aqui em Salvador principalmente, postos de vacinação. Vai que a pessoa que chegou, e está no dia da terceira dose? Está no dia da sua segunda dose? A gente vai incentivar essa pessoa a se vacinar. E vamos fazer testagem também", revelou à TV Bahia, Tereza Paim.

O objetivo é prevenir novos casos da doença entre aqueles que cheguem ao estados, além de ser mais uma forma de precaução diante da variante ômicron, detectada pela primeira vez na África do Sul e que conta com 50 mutações, o que a torna mais transmissível. A variante chegou a todos os continentes, mas ainda não teve nenhuma morte confirmada.

“Nós vamos fazer o mesmo enfrentamento que fizemos no início e temos provocado bastante a Anvisa, que é a agência reguladora do Brasil, e deve nortear todo esse programa e planejamento. Nós nos reunimos ontem [segunda, 29] com o secretário Léo Prates, para que essas decisões sejam mais assertivas aqui na Bahia", explicou a secretária.

Possíveis casos da variante ômicron na Bahia serão detectados através de sequenciamento pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen), através das amostras de exames de detecção da Covid-19. A variante ômicron também é detectável por teste RT-PCR, que é feito com o swab nasal.

“Essa variante, como ela tem muita mutação, 50 mutações, só no lugarzinho da chave, da entrada dela no nosso organismo, isso faz com que ela seja uma variante que tenha bastante espalhamento, ou seja, várias pessoas podem pegar esse vírus que é o mesmo, só que mutado".

Publicações relacionadas