Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÊMICA

"Prematuro", diz Werner sobre debate de armas para agentes de trânsito

Medida propõe conceder aos agentes de trânsito os mesmos direitos de circulação armada que policiais militares e integrantes das forças de segurança

Por Leo Moreira e Luan Julião

19/11/2024 - 17:46 h | Atualizada em 21/11/2024 - 9:41
Projeto de Lei para agentes de trânsito está em tramitação na Câmara
Projeto de Lei para agentes de trânsito está em tramitação na Câmara -

O porte de armas de fogo para agentes de trânsito de todo o Brasil está em discussão na Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei Nº 2.160, de 2023, que altera a Lei Geral dos Agentes de Trânsito, foi aprovado preliminarmente na última segunda-feira, 18, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. A medida, que ainda precisa passar por outros trâmites legislativos antes de ser sancionada, propõe conceder aos agentes de trânsito os mesmos direitos de circulação armada que policiais militares e integrantes das forças de segurança.

O PL, de autoria do deputado federal Nicoletti (União Brasil-RR), foi aprovado pela CCJ e agora segue para o Plenário da Câmara para apreciação dos deputados. Caso seja aprovado, será necessário o desenvolvimento de normas estaduais e municipais para regulamentar a medida, uma vez que a aplicação do porte de armas depende das legislações locais. O caso chegou a ser comentado pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

De acordo com o parecer do relator na CCJ, deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), mesmo que o projeto seja aprovado em plenário, a regulamentação ainda dependerá da criação de leis específicas nos estados e municípios, que deverão adequar suas normativas de acordo com as diretrizes da nova legislação federal.

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), órgão responsável pelos agentes de trânsito da cidade, se posicionou sobre o tema e informou que aguardará a conclusão do processo legislativo no Congresso Nacional antes de se posicionar formalmente sobre a possível implementação da medida.

Em relação ao projeto de lei que trata do porte de armas para agentes de trânsito, o Portal A TARDE conversou com exclusividade com o Secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, para entender como a medida pode impactar a segurança pública no estado e a integração entre os diferentes órgãos de segurança.

"Bem, eu recebi a informação sobre esse projeto, que teria sido aprovado inicialmente na Câmara de Constituição e Justiça. A gente vai aguardar o restante do projeto, para ver se realmente vai se transformar em lei. De qualquer forma, o que eu posso dizer é que a gente tem uma integração muito boa. O sistema de segurança, como um todo, é bem integrado, mas a gente prefere se posicionar após o trâmite final do projeto."

Leia também:

>> Porte de arma a agentes de trânsito: o que pode acontecer agora?

>> Policial federal preso por planejar morte de Lula e Moraes é baiano

>> Adolescente suspeito de provocar morte de motociclista é indiciado

Segundo Werner, apesar da boa integração entre as forças de segurança, ele reforça que é muito cedo para qualquer posicionamento definitivo, dado que o projeto ainda está em fase de tramitação e poderá passar por alterações.

"Ainda há um grande processo a ser seguido na Câmara Legislativa, até que vire lei", completou.

"O que eu posso dizer é que logo, se transformado em lei, a gente vai entender como é que vai funcionar. Se será para todo agente de trânsito, e haverá um limite, assim como houve na época das guardas municipais, onde as guardas municipais tiveram. No primeiro momento, teria que ter um curso de capacitação, teria que ter o número mínimo de guardas municipais."

Secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner
Secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner | Foto: Shirley Stolze/Ag. A Tarde

A preocupação do secretário é com a necessidade de entender o funcionamento prático da lei, caso ela seja aprovada. Ele acredita que ainda é prematuro dar uma posição sem compreender todos os detalhes de como a lei será regulamentada.

"Então, assim, é muito prematuro a gente dar uma posição sem entender melhor como vai realmente ser homologado e transformado em lei esse projeto que foi aprovado ontem preliminarmente na CCJ e como vai ser, em especial, o normativo disso."

No entanto, ele deixou claro que a Secretaria de Segurança Pública está pronta para colaborar e se integrar ao processo, conforme as definições que forem estabelecidas.

"Independentemente disso, o que eu posso dizer é que as seguranças estarão aí à disposição para fazer a integração conforme o legislador brasileiro definir", concluiu Werner.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Agentes de trânsito porte de armas projeto de lei segurança pública Werner

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Projeto de Lei para agentes de trânsito está em tramitação na Câmara
Play

Suposto assaltante é espancado até a morte em Salvador

Projeto de Lei para agentes de trânsito está em tramitação na Câmara
Play

Fuga de detentos em Eunápolis completa um mês sem recapturas

Projeto de Lei para agentes de trânsito está em tramitação na Câmara
Play

Ação da Polícia desarticula esconderijos de fuzil e drogas na Bahia

Projeto de Lei para agentes de trânsito está em tramitação na Câmara
Play

Carro submerso, poste caído e mais: chuva causa transtornos em cidades da Bahia

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA