Seminário internacional de Ética Viva traz a cultura da fraternidade para o centro do debate | A TARDE
Atarde > Bahia

Seminário internacional de Ética Viva traz a cultura da fraternidade para o centro do debate

Publicado quinta-feira, 21 de outubro de 2021 às 17:24 h | Atualizado em 21/10/2021, 17:27 | Autor: Da Redação
Helena Roerich compilou a série "Signos da Agni Yoga" | Foto: Divulgação.
Helena Roerich compilou a série "Signos da Agni Yoga" | Foto: Divulgação. -

Em meio à crise humanitária que em um cenário pandêmico evidenciou a importância das relações e dos valores humanos, o VIII Seminário Nacional de Ética Viva e VI Encontro Panamericano do Pacto Roerich e da Bandeira da Paz, evento on-line e gratuito que será realizado de hoje a domingo, traz a cultura da fraternidade para o centro do debate. A ficha de inscrição e a programação estão disponíveis no link: https://forms.gle/jzP66ZCQzhqGQ6fT6

O evento tem como tema central “A Cultura da Fraternidade pela Ponte do Coração”, reflexão proposta pela Fundação Cultural Avatar - FCA (www.fcavatar.org.br), instituição organizadora do evento, e seus parceiros na iniciativa: Casa Urusvati, Casa de La Pax Cultura, Instituto Roerich Brasil, Rede Panamericana de Ética Viva, Paz e Cultura e Unikósmica.

Fraternidade é um conceito estimado pela FCA, responsável pela tradução no Brasil dos livros da série Agni Yoga, escrita pela russa Helena Roerich. Titula o primeiro livro da coleção traduzido e publicado pela FCA, que além de editora é também uma escola de ciência espiritual. "A fraternidade só pode ser compreendida pelo coração, pois nos leva para além dos muros que construímos; nos faz exercitar o olhar que inclui, revelando o outro como parte de uma família maior, que é a própria família humana", pondera Ana Caldeira, presidente da FCA.

Com rodas de conversa, atividades artísticas e práticas meditativas, o programa do VIII Seminário Nacional de Ética Viva será desenvolvido por especialistas, mestres e doutores do Brasil e de vários países nos campos da ciência, arte e espiritualidade. A abertura será nesta quinta, 21, às 19h, com a participação de representantes do Museu Roerich de Nova York, White Mountain Education Association e Comunidade Italiana de Ética Vivente.

Ética Viva

A Agni Yoga ou Ética Viva pode ser compreendida como a Yoga da Síntese ou Ensinamento da Luz. A escritora Helena Roerich compilou este conhecimento na série "Signos da Agni Yoga", entre os anos de 1924 e 1938, e nos dois volumes "Cartas de Helena Roerich", de 1939 e 40. A difusão dos princípios da Ética Viva se expandiu ainda através das pinturas e do legado cultural do artista e pacifista Nicholas Roerich, que cunhou o termo "Cultura de Paz". Ele foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 1929, pela autoria do Pacto Roerich, criado por para assegurar a preservação de tesouros culturais, científicos e naturais do mundo. O documento foi assinado por 21 países das Américas, inclusive pelo Brasil, em 15 de Abril de 1935, na Casa Branca, na presença do presidente norte-americano Franklin Roosevelt.

SERVIÇO

VIII Seminário Internacional de Ética Viva e VI Encontro Panamericano do Pacto Roerich e da Bandeira da Paz

Quando: 21 a 24/10

Onde: YouTube Roerich TV

Inscrições e programação: https://forms.gle/jzP66ZCQzhqGQ6fT6

Publicações relacionadas