Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

TJBA empossa nova mesa diretora

Em seu discurso, Rotondano falou em continuidade dos trabalhos, mas também em modernização

Jascon Souza

Por Jascon Souza

06/02/2026 - 2:36 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Imagem ilustrativa da imagem TJBA empossa nova mesa diretora
-

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) está, oficialmente, sob nova presidência, agora do desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, que assume a corte para o biênio 2026-2028 com a nova mesa diretora, e substitui a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende. A solenidade de transmissão do posto foi realizada na manhã de ontem, no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, e foi marcada, além dos discursos emocionados, pela presença de autoridades, como o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito Bruno Reis, além de políticos e personalidades, como a cantora Ivete Sangalo.

Com o auditório lotado e sob o som da canção “Força estranha”, de Gal Costa, o agora presidente do TJBA assumiu o novo posto e falou sobre planos e projetos para o tribunal sob sua presidência, com foco, entre outras coisas, em transparência e melhor comunicação com a sociedade. Assumiram também os desembargadores Josevando Souza Andrade, como 1º vice-presidente; Mário Albiani Júnior, como 2º vice-presidente; Salomão Resedá, como corregedor-geral da Justiça; e Pilar Célia Tobio, que completa a nova mesa diretora como corregedora-geral do Foro Extrajudicial.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“Foi um momento de grande emoção, uma posse rodeada de pessoas amigas, queridas, dos mais distantes lugares do país. É um privilégio para mim poder assumir a presidência do Tribunal de Justiça da Bahia, eu que sempre tive projetos voltados para as pessoas mais carentes, mais necessitadas, essa é a minha vontade, de permanecer nesse mesmo desiderato, de fazer com que o poder judiciário tem uma melhor comunicação melhor com a sociedade e trazer projetos que, efetivamente, possam cuidar de gente, de pessoas que necessitam do poder judiciário”, afirmou o presidente da corte.

Em seu discurso, Rotondano falou em continuidade dos trabalhos, mas também em modernização, com um projeto robusto, e que tem como meta transformar o TJBA na melhor corte do país, segundo ele. Em janeiro deste ano, a nova gestão anunciou cerca de 314 milhões de reais para o pagamento de precatórios, que são dívidas de entes públicos em causas perdidas na Justiça.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e o ex- ministro Luís Roberto Barroso – aposentado em outubro do ano passado – estiveram presentes na cerimônia, que também teve a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e de representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), além de secretários municipais e estaduais. Também marcaram presença o governador em exercício do Rio de Janeiro, Ricardo Couto, e o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Francisco Eduardo Loureiro, entre outros.

Parabenizando a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende pelo tempo em que ocupou a presidência do tribunal, o governador Jerônimo enfatizou a importância da união entre os três poderes, relembrando a criação, em parceria, dos programas Bahia Pela Paz e Bahia Sem Fome, com desejo de continuidade da cooperação.

“Viemos aqui para a transmissão de cargo, de posse, para que o novo presidente, Rotondano, possa dar continuidade, fortalecer, ele que tem uma relação muito forte com o sistema nacional de justiça. Tive a honra de, mais uma vez, depositar cripta de Ruy Barbosa e de sua esposa, em uma bela homenagem a um baiano que ajudou e constituiu um sistema jurídico muito forte”, disse o governador.

A cantora Ivete Sangalo falou em sensibilidade e emoção ao descrever o momento, do amigo pessoal da artista há mais de 30 anos.

Hoje é a vitória da sensibilidade, do compromisso, da lisura, hoje é a vitória da integridade. Sou amiga de ‘Roto’ há mais de 30 anos e convivo com um homem íntegro e de muito propósito. Eu estou muito feliz e hoje é um dia de muita emoção por conta disso, por saber que ele é esse indivíduo, que se dedica a essa vida dos interesses do povo”, contou a artista.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

José Edivaldo Rocha Rotondano justiça MODERNIZAÇÃO presidência TJBA transparência

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Drogas para o Carnaval de Salvador: polícia apreende comprimidos de ecstasy e LSD

Play

VÍDEO: idoso é arrastado por enxurrada durante temporal na Bahia

Play

Pedro Scooby e Cíntia Dicker participam de documentário sobre a biodiversidade na Bahia

Play

Vídeo: líder do tráfico e homicida é preso em pousada de luxo na Bahia

x