BRASIL
Alistamento militar feminino terá limite inicial de vagas; confira
De acordo com decreto, alistamento se dará no mesmo período do alistamento masculino
Por Da Redação
Mulheres que completarem 18 anos em 2025 poderão, pela primeira vez, se alistar nas Forças Armadas. A iniciativa foi anunciada, nesta quarta-feira, 28, pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, em evento de celebração dos 25 anos do Ministério da Defesa, realizado em Brasília. O decreto (nº 12.154), de 27 agosto de 2024, assinado pelo presidente Lula, permite o alistamento feminino de caráter voluntário.
De acordo com o decreto, o período de alistamento se dará entre os meses de janeiro e junho, mesmo período do alistamento masculino – devendo as voluntárias completarem sua maioridade no ano de inscrição e, ainda, residir em algum dos municípios que possuem Organização Militar e que foram contemplados com a iniciativa.
Leia também:
>>>Candidata é eliminada de concurso da PM por causa da altura
>>>Rússia alerta EUA que 3ª Guerra Mundial não afetaria apenas Europa
>>>Ambulante denuncia agressão de Guarda Municipal: "Afundou meu osso"
A partir do ato oficial de incorporação, o serviço militar será de cumprimento obrigatório, ficando a militar sujeita às obrigações e deveres previstos no regulamento de cada Força.
Inicialmente, serão ofertadas 1.500 vagas, sendo que o recrutamento terá início em 2025 e a incorporação a uma das organizações militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, a partir de 2026.
A iniciativa está sendo adotada de maneira inédita pelos Comandos das Forças Armadas, após período de estudos em conjunto com Ministério da Defesa. Por lei, o alistamento tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado a cada período de um ano até o prazo máximo de oito anos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes