MUNDO
Rússia alerta EUA que 3ª Guerra Mundial não afetaria apenas Europa
Presidente da Ucrânia vem incitando aliados a autorizarem o uso de armas para serem utilizadas contra Rússia
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que o Ocidente está “brincando com o fogo” após analisar as declarações da Ucrânia sobre a possibilidade de uma escalada de guerra contra o país.
Leia também
>> Putin volta a Coreia do Norte nesta terça após 24 anos
>> Luciano Huck sai às pressas de hotel na Ucrânia após ataque aéreo
O ministro ainda mandou recado para os Estados Unidos afirmando que uma eventual Terceira Guerra Mundial, como eles preveem, afetaria somente a Europa.
"Os americanos associam inequivocamente as conversas sobre a Terceira Guerra Mundialcomo algo que, Deus nos livre, se acontecer, afetará exclusivamente a Europa", disse o ministro na terça-feira, 27.
As declarações de Lavrov foram direcionadas ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para o uso de armas de aliados estrangeiros contra o território russo. O chanceler acredita que o Ocidente está "pedindo por confusão" ao considerar os pedidos do mandatário.
Lavrov afirmou ainda que a Rússia está "esclarecendo" a própria doutrina nuclear. Desde 2020, o governo russo afirma que pode usar armas nucleares em casos em que a existência do país esteja sob ameaça.
Invasão
A Ucrânia, atualmente, está conduzindo ataques à região russa de Kursk. Segundo Kiev, o objetivo é criar uma zona de proteção para evitar ataques da Rússia por meio da fronteira.
Nos últimos dias, Zelensky vem defendendo que aliados autorizem o uso de armas contra a Rússia. Isso porque o país só pode fazer uso do equipamento em ato de proteção contra possíveis ataques no território ucraniano.
"Por enquanto, não podemos usar todas as armas à nossa disposição e eliminar os terroristas russos onde eles estão. Bases militares russas, campos de aviação, logística e outras instalações militares são alvos legítimos para nossas forças de defesa", afirmou.
Assuntos relacionados
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro