DISTRITO FEDERAL
Ameaça de bomba e explosão com 30 vítimas causam caos em Brasília
Ambos os casos aconteceram na Esplanada dos Ministérios

Por Edvaldo Sales

A Esplanada dos Ministérios foi palco de duas ações que deixaram Brasília em alerta na manhã desta terça-feira, 25. Um caso foi registrado no Ministério da Igualdade Racial e o outro no Ministério da Ciência e Tecnologia.
O prédio no Bloco C, onde funciona a pasta da Igualdade Racial, foi evacuado por volta das 10h. Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal CBMDF, houve uma explosão em uma subestação de energia perto do Ministério. Os servidores evacuaram o prédio e deixaram o local com auxílio das equipes do CBMDF. De acordo com o Metrópoles, dois trabalhadores estavam mexendo na rede elétrica, quando houve a explosão.
Já o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) foi isolado devido a uma suspeita de bomba. Uma mala encontrada por seguranças na W3 Norte, mobilizou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) nesta terça-feira, 25. O objeto foi deixado em frente ao prédio e, ao perceberem a situação, os vigilantes acionaram a PMDF.
Equipes do BOPE isolaram toda a área e, após avaliarem o volume suspeito, detonaram a mala. Em seguida, verificaram que ela estava vazia. A região precisou ser interditada até a conclusão dos trabalhos.
Leia Também:
Vítimas da explosão
Um trabalhador teve 60% do corpo queimado e outras duas pessoas foram intoxicadas por inalação de fumaça. Outras 27 também foram atendidas. As vítimas estão sendo triadas em atendimento e transportadas para hospitais da região de acordo com a gravidade de cada caso.
A servidora Joana Silva, de 27 anos relatou, ao Metrópoles, que pessoas ficaram presas no elevador após o começo do incêndio. “A gente só escutou a explosão e a fumaça preta subindo rápida. Foi questão de segundos. Teve gente que ficou presa em elevador, mas a maioria desceu pela escada de incêndio até de forma tranquila, apesar do desespero”, contou.
A subestação onde fica o gerador do Ministério da Igualdade Racial fica na parte externa do bloco. O momento da explosão ocorreu durante um serviço de manutenção de funcionários terceirizados. A vítima mais grave, que teve 60% do corpo queimado, era o funcionário que mexia diretamente no gerador no momento em que ocorreu a explosão. Uma outra vítima, estava no local e também ficou ferida, mas sem queimaduras.
Já a terceira vitima, também funcionário da empresa, estava fora da subestação e buscou resgatar as outras duas vítimas, resultando apenas em intoxicação a ele.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento da explosão.
Veja:
Explosão e incêndio de subestação de energia deixa ao menos 3 pessoas feridas no Ministério da Igualdade Racial em Brasília. pic.twitter.com/Jx9gwQJXRm
— Jakelyne Loiola (@Jakelyneloiola_) November 25, 2025
Matéria em atualização.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



