Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BRASIL

BC lança nova ferramenta anti-golpes; saiba como funciona

Sistema BC Protege+ permite bloquear abertura de contas e bancos serão obrigados a encerrar contas-bolsão utilizadas em golpes

Gustavo Zambianco

Por Gustavo Zambianco

01/12/2025 - 17:16 h
Banco Central abre uma nova ferramenta de proteção
Banco Central abre uma nova ferramenta de proteção -

O Banco Central (BC) liberou nesta segunda-feira, 1º, seu novo sistema de segurança anti-golpes, o “BC Protege+”. A ferramenta permite que os clientes bloqueiem a abertura de contas em seus nomes, visando reforçar a proteção do usuário e reduzir as fraudes nos sistemas financeiros.

A adesão é voluntária e o serviço pode ser acessado pelo portal “Meu BC”, que reúne várias ferramentas de segurança, como o Registrato e o Sistema de Valores a Receber (SVR).

Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Com a implementação da ferramenta, todas as instituições financeiras passam a ser obrigadas a consultar o BC Protege+ antes de abrir contas de depósito, poupança ou contas de pagamento pré-pagas. A checagem deve ser feita de forma prévia e obrigatória por meio de todos os bancos, conforme a resolução do BC.

Entenda como o serviço funciona

O serviço é gratuito e permite que tanto pessoas como empresas comuniquem ao sistema financeiro que não desejam a abertura de uma conta ou sua inclusão como titular ou representante em outras contas, restringindo contratações.

O cliente registra, de maneira voluntária, que não deseja abrir novas contas ou ser incluído como representante ou titular em contas de terceiros. A consulta por parte das instituições é obrigatória antes de formalizar qualquer abertura de conta nos modelos previstos.

Leia Também:

O Protege+ integra o pacote de reforço à segurança iniciado em outubro, que inclui rastreamento automático do caminho dos recursos e melhorias no botão de contestação de transações suspeitas, agora disponível diretamente nos aplicativos dos bancos.

Fim das Contas-Bolsão

Além da implementação da nova ferramenta, passa a valer também o fim das chamadas “Contas-Bolsão”, usadas para movimentar dinheiro de terceiros e frequentemente associadas a esquemas criminosos.

As instituições financeiras serão obrigadas a encerrar esse tipo de conta, que dificulta o rastreamento de recursos e já apareceu em investigações como as operações Carbono Oculto, ligadas ao PCC, e Poço de Lobato, sobre o Grupo Refit, apontado como maior sonegador de impostos do país.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

banco central BC Segurança

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Banco Central abre uma nova ferramenta de proteção
Play

Luto verde? Marina Silva reage após derrubada polêmica do PL da Devastação

Banco Central abre uma nova ferramenta de proteção
Play

Vídeo: presidente Lula emociona-se com discurso de jovem moçambicana

Banco Central abre uma nova ferramenta de proteção
Play

VÍDEO: motociclista morre durante apresentação no Beto Carrero World

Banco Central abre uma nova ferramenta de proteção
Play

Veja a primeira foto de Bolsonaro após prisão preventiva na sede da PF

x