Conass pede que Saúde declare emergência por varíola dos macacos | A TARDE
Atarde > Brasil

Conass pede que Saúde declare emergência por varíola dos macacos

Conass enviou documento ao ministério com o posicionamento

Publicado quinta-feira, 11 de agosto de 2022 às 18:33 h | Atualizado em 11/08/2022, 18:37 | Autor: Da Redação
Segundo o ministro, 50 mil doses da vacina contra a doença já foram encomendadas
Segundo o ministro, 50 mil doses da vacina contra a doença já foram encomendadas -

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) pediu ao Ministério da Saúde para declarar Emergência de Saúde Pública de Interesse Nacional por varíola dos macacos. O documento foi enviado ao ministério nesta quarta-feira, 10.

A pasta já classificou a doença como nível máximo de alerta. No Brasil, segundo últimos dados do governo, mais de 2,3 mil casos e uma morte causada pela doença já foram confirmados.

O Conass avalia que em duas semanas, os casos da doença cubiram 182%. "Em 25 de julho tínhamos o registro de 813 casos confirmados e já no dia 08 de agosto tínhamos o registro de 2.293 casos acumulados".

No fim de julho, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a Epidemia de Monkeypox como Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional.

O Ministério da Saúde designou um grupo para realizar o monitoramento e análise da situação epidemiológica para orientar as ações de vigilância e resposta à doença no Brasil.

Segundo o ministro, 50 mil doses da vacina contra a doença já foram encomendadas e têm previsão de começar a chegar em setembro.

Publicações relacionadas