BRASIL
Governo avalia novas medidas emergenciais para vítimas de tornado
Fenômeno natural está entre os mais fortes já registrados no Brasil

Por Redação

O governo federal anunciou que o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, viajará ao Paraná neste domingo, 9, para acompanhar de perto a situação das áreas atingidas pelo tornado que devastou cidades do estado na sexta-feira, 7, e avaliar novas medidas de apoio emergencial.
Waldez deixará Brasília ainda pela manhã, acompanhado do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff. A chegada a Rio Bonito do Iguaçu, um dos municípios mais afetados, está prevista para 11h30. À tarde, o ministro se reunirá com representantes das defesas civis municipais e estadual, além de técnicos da Defesa Civil nacional, para definir estratégias de assistência.
O tornado está entre os mais fortes já registrados no Brasil. Com rajadas de vento de 250 km/h, o fenômeno natural deixou cerca de seis mortos e mais de 700 feridos.
Medidas
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também está no Paraná, acompanhada do ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, e de uma equipe técnica especializada em reconstrução e ajuda humanitária. O grupo leva o apoio direto do governo federal aos municípios atingidos.
Leia Também:
No sábado, 8, o governo reconheceu o decreto de calamidade pública de Rio Bonito do Iguaçu, onde cerca de 90% das edificações foram danificadas. Junto com Guarapuava, a cidade registrou seis mortes e mais de 700 pessoas feridas. Com o reconhecimento, a prefeitura passa a ter acesso a recursos federais para ações emergenciais, como o envio de medicamentos, colchões e água potável.
Segundo Waldez Góes, a equipe da Defesa Civil nacional está autorizada a solicitar “tudo o que for necessário” ao governo federal, incluindo apoio logístico, equipamentos e força humanitária. Além disso, o Ministério da Previdência Social anunciou a antecipação dos benefícios do INSS para moradores de Rio Bonito do Iguaçu, enquanto o governo estuda liberar o saque do FGTS para as famílias afetadas.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



