REDE SOCIAL
Governo Lula discutirá mudanças da Meta em audiência pública
Audiência acontece após empresa responder notificação extrajudicial da AGU
Por Redação

As mudanças realizadas pela Meta, empresa responsável pela administração do Facebook e do Instagram, serão discutidas pelo governo Lula (PT) em audiência pública na próxima quinta-feira, 16.
Um dos tópicos que serão debatidos durante o encontro promovido pela Advocacia Geral da União (AGU), em conjunto com outros órgãos governamentais, organizado pelo ministro Jorge Messias, é o fim do programa de checagem. A medida, contudo, ainda não foi aplicada no Brasil, e tem efeito apenas nos Estados Unidos.
“Diante de tal cenário, e considerando a confirmação pela Meta da mudança de sua Política de Conduta de Ódio no Brasil, iniciativa que tem potencial efetivo de permitir graves violações de direitos humanos no país“, afirma a AGU.
Leia mais
>> Governo brasileiro poder ir à Justiça contra a Meta
>> Filtros do Instagram vão sumir a partir desta terça, 14
>>Lula critica Meta após afrouxamento de políticas de moderação
No país, as mudanças dizem respeito à recomendação de conteúdos sobre política aos usuários. Além disso, a empresa também ajustou o filtro que remove postagens para focar apenas em violações graves e modificou as regras sobre o que é considerado discurso de ódio.
Após tomar conhecimento sobre o caso, o governo solicitou mais informações sobre as modificações à empresa. A Meta, por sua vez, respondeu a notificação extrajudicial do governo na última segunda-feira, 13.
No documento, o empreendimento afirmou que a ação foi tomada para “diminuir o exagero na aplicação das políticas” da plataforma. No entanto, ainda caberá à empresa excluir posts com desinformação quando estes apresentarem riscos de lesão corporal ou interferência em processos políticos.
Outra mudança na política da big tech é relacionada à Política de Conduta de Ódio, que, segundo a Meta, já foi implementada no Brasil para “garantir maior espaço para a liberdade de expressão”.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes