CUIDADOS
Irregulares? Anvisa proíbe venda de anéis que prometem medir glicose
Os dispositivos divulgados se apresentam como alternativa indolor ao glicosímetro tradicional

Por Leilane Teixeira

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de anéis que alegam medir a glicose apenas pelo contato com a pele. A determinação foi divulgada nesta terça-feira, 2. De acordo com o órgão, esses produtos não têm registro válido no Brasil e estão sendo vendidos de forma irregular.
Os dispositivos, divulgados principalmente em redes sociais, se apresentam como alternativa indolor ao glicosímetro tradicional, prometendo avaliar a glicose sem a necessidade de coletar sangue. Além disso, propagandas afirmam que eles também monitoram batimentos cardíacos e oxigenação do corpo, recurso que desperta interesse em pessoas com medo de agulhas (tripanofobia).
Sem comprovação científica
A Anvisa explica que não há comprovação científica de que seja possível medir glicose sem a retirada de sangue. Assim, a venda desses anéis representa "propaganda enganosa", já que oferece funções inexistentes.
Outro ponto destacado é a ausência de homologação, o que significa que não há garantia de qualidade ou segurança. Mesmo semelhantes a anéis inteligentes de grandes marcas, eles não passaram por avaliação técnica. A agência ainda reforça que produtos sem registro podem causar “sérios riscos à saúde”.
Muitos anúncios circulam em plataformas como Instagram, Facebook e TikTok, direcionando consumidores a sites de compras. Para atrair clientes, alguns vendedores chegam a utilizar imagens de celebridades, aumentando o caráter enganoso das ofertas.
Leia Também:
Importância da medição correta
A aferição dos níveis de glicose é essencial no diagnóstico e acompanhamento de doenças como diabetes e pré-diabetes. Ela também ajuda a identificar episódios de hiperglicemia ou hipoglicemia, que podem indicar outros problemas de saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, o método adequado continua sendo o uso do glicosímetro, aparelho que mede a glicose no sangue a partir de uma gota coletada com lanceta.
Modelos proibidos pela Anvisa
A resolução da agência veta a venda, fabricação, distribuição, importação, propaganda e uso dos seguintes dispositivos:
- Anel para Acupressão Glucomax (todas as versões);
- Glicomax (todos os modelos);
- Glucomax (todos os modelos);
- Glucomax Pro (todos os modelos).
A Anvisa orienta que consumidores denunciem a presença desses anéis no mercado, seja pela ouvidoria ou pela central de atendimento no número 0800-642-9782.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes