BRASIL
Jeitinho brasileiro? Homem usa bateria de carro para criar sistema solar doméstico
Sistema doméstico de armazenamento gera 14 horas de autonomia

Por Iarla Queiroz

Tirburcio Frota, morador do Piauí, teve uma ideia inusitada: reaproveitar a bateria de um carro elétrico que seria descartada após um acidente. Ele transformou o equipamento em um sistema de armazenamento de energia solar para abastecer a própria casa.
O componente precisou passar por algumas adaptações para funcionar como um sistema estacionário off-grid, capaz de operar de forma independente, sem depender da rede elétrica convencional.
Condições do equipamento
A bateria seria descartada porque o carro ao qual pertencia sofreu um acidente. Mesmo após o uso no veículo, ela ainda apresentava 99% de saúde.
Leia Também:
Estima-se que o equipamento funcione por até duas décadas, já que o consumo residencial é muito menor do que o de um carro. Isso reforça a eficiência das baterias de veículos elétricos fora das estradas e demonstra sua longa vida útil.
Entenda o sistema de energia solar
O sistema de energia solar instalado na residência oferece autonomia energética de até 14 horas sem a necessidade de sol, utilizando aproximadamente 30% de sua capacidade total.
O projeto apresenta uma alternativa para combater o acúmulo de lixo tecnológico, mostrando uma possibilidade de reutilização de materiais provenientes de veículos elétricos e aproveitando componentes que, tradicionalmente, seriam reciclados de maneira limitada.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



