POLÍTICA
No Paraguai com Lula, Silveira anuncia volta ao Brasil após apagão
Ministro de Minas e Energia disse que queda de energia está sendo apurada
Por Da Redação
O ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, anunciou que deixou a comitiva de Lula que acompanha a posse do presidente do Paraguai, Santiago Peña, e está voltando ao Brasil após um grande apagão, que atingiu todas as regiões do país na manhã desta terça-feira, 15.
"Desde as primeiras notícias da interrupção do abastecimento de energia em alguns estados nesta manhã, determinei o rápido reestabelecimento dos serviços, assim como a devida apuração dos motivos que levaram à queda de energia. Além disso, lidero todos os procedimentos com equipe e vinculadas. Também estou providenciando o meu retorno imediato do Paraguai ao Brasil, onde acompanhava o presidente Lula na posse do novo presidente paraguaio Santiago Peña. Temos grandes pautas em comum, principalmente a produção de energia limpa e renovável em Itaipu Binacional, que temos o Paraguai como parceiro", publicou.
Desde as primeiras notícias da interrupção do abastecimento de energia em alguns estados nesta manhã, determinei o rápido reestabelecimento dos serviços, assim como a devida apuração dos motivos que levaram à queda de energia.
— Alexandre Silveira (@asilveiramg) August 15, 2023
Dados em tempo real do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) mostraram uma queda abrupta na carga e geração de energia entre 8h30 e 8h44, com tendência de estabilidade a partir de 9h. As cidades ficaram sem energia elétrica, que só foi retomada depois das 11h.
>> Passageiros abandonam trens após falha elétrica no metrô
Em nota, o ONS confirmou "uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados". A causa da queda é apurada.
O Ministério de Minas e Energia informou que "está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível", além de ter criado "uma sala de situação" para acompanhar o caso e determinou a apuração do incidente.
O apagão desta terça já pode ser considerado um dos maiores já registrados no país. Até o momento, ainda não há informações concretas acerca do total de pessoas que foram afetadas pela queda de energia. No entanto, sabe-se que 26 unidades federativas brasileiras, além do Distrito Federal, foram impactadas de alguma forma. Fora da rede nacional, Roraima é o único estado sem registro.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes