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Pedágio mais caro do Brasil poderá ser extinto

Governo dá passo decisivo com portaria que abre caminho para o fim de uma das tarifas mais caras do país

Iarla Queiroz

Por Iarla Queiroz

25/11/2025 - 14:48 h
A retirada do pedágio só será confirmada após o fim da concorrência pública
A retirada do pedágio só será confirmada após o fim da concorrência pública -

Um dos pedágios mais caros do Brasil pode finalmente deixar de existir. O Ministério dos Transportes publicou, nesta segunda-feira, 17, a Portaria nº 842, no Diário Oficial da União, formalizando o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para uma nova concessão das rodovias BR-116/392/RS, atualmente administradas pela Ecovias Sul.

O documento, assinado pelo ministro Renan Filho, inaugura oficialmente a fase de transição do modelo de concessão e aumenta a expectativa de redução de tarifas — ou até da eliminação completa de algumas praças.

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O que o novo estudo engloba

O EVTEA abrange 456,2 km de rodovias e inclui dois trechos importantes no Rio Grande do Sul:

BR-116/RS: da ponte sobre o Arroio Duro, em Camaquã, até a ponte sobre o Rio Jaguarão, fronteira com o Uruguai.

BR-392/RS: do Porto Novo, em Rio Grande, até o acesso a Santana da Boa Vista.

O estudo é obrigatório para orientar o edital da próxima licitação, que definirá a empresa que assumirá o lugar da Ecovias Sul.

A portaria reforça ainda que a aprovação do EVTEA:

  • não dá vantagem às empresas que participaram da elaboração;
  • não obriga o governo a iniciar a licitação;
  • não prevê ressarcimento;
  • e é uma autorização pessoal e intransferível.

Ou seja, o Ministério mantém liberdade total para remodelar o sistema.

Leia Também:

Por que isso pode colocar fim ao pedágio atual

O objetivo do governo, com o novo contrato, é atualizar a forma de exploração das BRs e implementar um modelo mais eficiente, menos oneroso e mais proporcional à realidade local. Isso abre espaço para três alternativas:

  • redução das tarifas atuais,
  • reorganização dos pontos de cobrança,
  • ou extinção de praças consideradas injustificadas.

No trecho administrado pela Ecovias Sul — alvo frequente de críticas de usuários — o estudo já apresenta cenários que podem substituir totalmente o formato atual, o que reforça a possibilidade de o pedágio ser encerrado.

O que muda para quem dirige pela região

Se as propostas do EVTEA forem confirmadas, os efeitos devem ser sentidos diretamente no bolso e na qualidade da rodovia:

1. Fim ou redução da cobrança atual

Motoristas podem ter queda imediata no custo das viagens e empresas podem reduzir despesas logísticas.

2. Investimentos mais eficazes

A nova concessão deve prever:

  • pavimentação superior
  • ampliação de faixas
  • serviços modernizados
  • cobrança inteligente
  • e ações para reduzir acidentes

3. Reflexo econômico nas cadeias produtivas

As BRs são vitais para:

  • o escoamento agrícola
  • o transporte industrial
  • e o acesso ao Porto de Rio Grande

Com rodovias mais seguras e fluidas, a competitividade da região aumenta.

O que acontece a partir de agora

Com a portaria já em vigor, o governo inicia as etapas finais:

  • validação técnica do EVTEA
  • definição do modelo da concessão
  • consulta pública
  • abertura da licitação
  • transição para a nova administração

A retirada do pedágio só será confirmada após o fim da concorrência pública. Ainda assim, o movimento do Ministério dos Transportes indica que o atual sistema está próximo do fim — e que grandes mudanças estão a caminho das principais rodovias do sul do país.

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Tags:

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