Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL

GOLPE DE ESTADO

Multa milionária: STF condena casal de idosos por 8 de janeiro

Casal de idosos atua como servidor público; Decisão do STF foi tomada na quarta-feira, 26

Yuri Abreu
Por
| Atualizada em
Cláudio José Jacomeli e Clarice Custódio Jacomeli foram condenados pelo STF
Cláudio José Jacomeli e Clarice Custódio Jacomeli foram condenados pelo STF - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um casal de idosos que atuava como servidor público foi condenado pela 1º Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), de forma unanime, a 14 anos de prisão — 12 anos e 6 meses de reclusão e 1 ano e 6 meses de detenção — por participação na tentativa de golpe de Estado, em 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Ambos também terão de pagar uma multa no valor de R$ 30 milhões.

Identificados como Cláudio José Jacomeli, ex-analista do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS), e Clarice Custódio Jacomeli, ex-professora municipal, os dois postaram foto em rede social durante as depredações.

Tudo sobre Brasil em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Segundo a decisão, o casal foi condenado pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.

Leia Também:

POLÍTICA

Flávio promete buscar anistia por Bolsonaro no Congresso Nacional
Flávio promete buscar anistia por Bolsonaro no Congresso Nacional imagem

"QUINTAL DE DITADORES"

Filho de Bolsonaro pede energia máxima por anistia após prisão de ex-presidente
Filho de Bolsonaro pede energia máxima por anistia após prisão de ex-presidente imagem

POLÍTICA

Com medo da prisão de Bolsonaro, PL tenta acelerar projeto da anistia
Com medo da prisão de Bolsonaro, PL tenta acelerar projeto da anistia imagem

Flávio Bolsonaro pode recuar de anistia e faz apelo por dosimetria

Mesmo com o discurso enfático de que a Câmara deveria dar prioridade ao projeto de anistia aos condenados pelo 8 de janeiro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) poderia mudar de ideia caso o texto não prospere na Casa.

Após a reunião urgente do PL realizada na última segunda-feira, 24, o parlamentar teria admitido, internamente, que a oposição deveria se mobilizar pelo PL da Dosimetria — discurso totalmente diferente ao dado à imprensa, de que "não temos compromisso nenhum com dosimetria".

Segundo interlocutores ouvidos pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a prioridade é pautar a versão original do projeto de anistia, apresentado por Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), que concede o perdão aos envolvidos nos atos antidemocráticos. Em caso de fracasso, no entanto, a avaliação é de que devem aceitar ao menos a dosimetria.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

8 de janeiro Golpe de Estado STF

Relacionadas

Mais lidas