BRASIL
"Pensei que era o fim", diz jovem que ficou perdido em montanha
Roberto Farias Tomaz, de 19 anos, foi encontrado com vida após passar cinco dias desaparecido

Por Victoria Isabel

O jovem Roberto Farias Tomaz, de 19 anos, foi encontrado com vida após passar cinco dias perdido na mata na região do Pico Paraná, o ponto mais alto do Sul do Brasil. Ele havia desaparecido no dia 1º de janeiro durante a descida da trilha e chegou a percorrer cerca de 20 quilômetros até alcançar uma fazenda na localidade de Cacatu, em Antonina, na segunda-feira, 5.
Segundo o Corpo de Bombeiros, ao chegar ao local, Roberto pediu um celular emprestado, ligou para a irmã e avisou que estava vivo. Durante o período de buscas, mais de 100 bombeiros e cerca de 300 voluntários participaram da operação, que contou com drones, câmeras térmicas, helicópteros e técnicas de rapel.
Em entrevista à RPC, Roberto relatou que chegou a pensar que não seria encontrado, mas disse que manteve a fé e a esperança ao lembrar da família. Ele contou ainda que, no primeiro dia, ouviu um helicóptero e percebeu que estava sendo procurado, mas temeu que as buscas tivessem sido interrompidas com o passar do tempo.
"Eu pensei que era o fim, que eu já tinha talvez morrido. Alucinei em um momento assim. Mas eu pedi forças para Deus. Pedi forças para minha mãe, pensei em toda a minha família. Eu falei: 'Pô, eu quero chegar em casa bem e saudável. Só peço por proteção para isso'" disse.
Leia Também:
Após ser localizado, uma equipe dos bombeiros o levou ao Hospital de Antonina, onde ele passou por exames e recebeu hidratação. De acordo com os profissionais de saúde, o jovem está lúcido, comunicativo, sem ferimentos graves, apresentando apenas escoriações. Roberto também agradeceu aos bombeiros, voluntários e às pessoas que acompanharam as buscas.
Desaparecimento
Segundo a Polícia Civil do Paraná, a trilha teve início no dia 31 de dezembro, quando Roberto subiu o Pico Paraná acompanhado de uma amiga. Durante a subida, ele passou mal. Após chegarem ao cume e descansarem, eles iniciaram a descida com outro grupo por volta das 6h30. Em um ponto anterior ao acampamento, o jovem se separou dos demais e não foi mais visto.
O desaparecimento foi comunicado aos bombeiros após montanhistas perceberem que Roberto não havia retornado ao acampamento base. Já em recuperação, o jovem afirmou que, após receber alta, pretende matar a fome acumulada durante os dias na mata, destacando o desejo de fazer uma boa refeição.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



