BRASIL
Pesquisadores encontram ninho com filhote de maior águia do mundo
Animal vinha sendo monitorado desde 2025

Pesquisadores localizaram em Corumbá, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, um filhote de harpia, considerada a maior águia do planeta e espécie quase ameaçada de extinção. O nascimento ocorreu no início de janeiro de 2026, e o animal vinha sendo monitorado desde 2025, quando o único ninho ativo da espécie na região foi identificado.
O biólogo Gabriel Oliveira, responsável pelo monitoramento no Maciço do Urucum, estima que o filhote tenha nascido na primeira quinzena de janeiro. Nos primeiros 60 dias, a mãe permanece quase o tempo todo no ninho para proteger o filhote, que pode ficar sob os cuidados dos pais por até dois anos e meio, se fêmea, ou cerca de um ano e meio, se macho.
Leia Também:
O ninho registrado em novembro de 2025 confirma a reprodução da harpia no Pantanal, um marco após mais de uma década de buscas por especialistas na região. As infomações são do g1.
A harpia, também chamada de gavião-real, possui envergadura de até 2,20 metros e garras poderosas. A espécie é classificada como quase ameaçada pelo ICMBio e enfrenta riscos devido à perda de habitat e caça ilegal.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




