REDUÇÃO
Picanha mais barata: entenda por que o preço da carne deve cair ainda mais no Brasil
Mudança nas exportações para a China deve baratear cortes no Brasil

Carnes bovinas já podem ser encontradas mais baratas no mercado paulista. A queda encontrada em cortes específicos deve ganhar força nos próximos meses.
Segundo dados do IPS (Índice de Preços dos Supermercados), elaborado pela Apas (Associação Paulista de Supermercados) em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), mostram que, em junho, a alcatra apresentou queda de 1,12%, seguida pela picanha, com baixa de 0,55%.
Já o filé mignon apresentou redução de -0,54% , e o coxão duro, registrou queda de -0,49%.
Leia Também:
Exportações para a china fortalecem o Brasil
De acordo com a consultoria Safras & Mercado, apoiada na evolução de embarques dos dados oficiais da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), de janeiro até 30 de junho, o Brasil enviou 100,06% da proteína animal aos chineses.
Com isso, o país ultrapassou a cota anual de exportação de carne bovina destinada ao mercado chinês.
O Brasil excedeu o limite de embarques a serem tributados, o que tende a reduzir as exportações ao país asiático de forma temporária, além de aumentar a disponibilidade de produto no mercado interno até a renovação, prevista até janeiro.

O que diz a Apas?
De acordo com o economista-chefe da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Felipe Queiroz, as alterações nas regras das importações chinesas podem contribuir com o cenário nos próximos meses.
"A tendência é que haja uma oferta maior no mercado doméstico. Parte desse volume pode até ser direcionada para outros mercados, mas, diante do cenário internacional marcado pelo aumento do protecionismo e das dificuldades comerciais, inclusive com os Estados Unidos, a expectativa é que uma parcela significativa permaneça no Brasil”, disse ele ao CNN Agro.
Segundo ele, as mudanças devem aparecer no Brasil entre “dois ou três meses, esse movimento deve começar a aparecer de forma mais evidente nos preços pagos pelo consumidor".



