TROCA DE RÓTULOS
Polícia desvenda esquema de cerveja adulterada; aprenda a identificar
Quatro envolvidos foram presos, enquanto outros dois conseguiram fugir
A polícia descobriu no Paraná um esquema para adulterar cervejas. Os criminosos colocavam rótulos de cervejas famosas em bebidas alcoólicas mais baratas, de acordo com a investigação.
O caso aconteceu em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A equipe da polícia recebeu uma denúncia anônima, que indicava o endereço no bairro Afonso Pena, onde quatro envolvidos foram presos, com 21, 24, 29 e 70 anos de idade. Outros dois conseguiram fugir.
Veja também:
>>>Estudante é agredida a socos e pauladas por grupo de meninas
>>>Polícia desmonta acampamento e apreende drogas e munições na Polêmica
Foram apreendidas 570 caixas de 24 garrafas, totalizando 2.410 unidades, além de diversas caixas vazias. De acordo com a Polícia Militar do Paraná, o motorista do caminhão utilizado no transporte da carga informou que o material veio de Londrina, e após adulteração seria enviado para o destino final.
>>>Lula decreta luto de três dias após acidente aéreo em SP
>>>GTA na vida real; Sequência de roubos assusta moradores em SC
O contratante ainda não foi identificado. Dentro da cabine do caminhão foi localizada uma arma de fogo e uma pistola calibre 22, sem registro, com nove munições intactas. Também foram confiscados R$ 3.500 em dinheiro, sete aparelhos celulares, uma arma de fogo e o caminhão Mercedes-Benz Atego 2430. Todo material apreendido foi entregue na 1ª Delegacia Regional de Polícia de São José dos Pinhais.
>>>Homens são presos por suspeita de furtar crânio humano na Bahia
De acordo com a professora e pesquisadora Michele Rigon Spier, do departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a cerveja tem compostos como arroz, trigo, extratos vegetais, entre outros, o que torna um desafio identificar se uma cerveja é adulterada ou não. A informação foi divulgada pelo g1.
Veja como identificar cervejas adulteradas
1. Comprar em locais confiáveis, como supermercados e lojas especializadas
2. Considere o preço. Caso a cerveja seja de uma marca famosa e esteja com o preço abaixo do normal, é bom desconfiar.
3. Analisar a garrafa e o lacre, pois cervejas falsas podem ser embaladas em garrafas reutilizadas. É bom procurar ranhuras, rachaduras, entre outros defeitos.
4. Analisar se o rótulo está bem colado e sem erros de impressão.
5. Verificar o aroma e o sabor, pois cervejas falsificadas podem apresentar um sabor aguado, amargor excessivo ou até mesmo cheiro de produtos químicos.
Assuntos relacionados
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro