BRASIL
Redemoinho gigante surge em plantação de Goiás
Fnômenos são comuns em períodos secos, segundo a Cimehgo
Por Da Redação
Um redemoinho gigante foi registrado, nesta quarta-feira, 28, em uma plantação de cana em Vicentinópolis, em Goiás. Câmeras de segurança de uma fazenda de cana-de-açúcar registraram o fenômeno.
Nas imagens, os ventos de poeira alaranjada escura estavam acontecendo de forma espiral e “passeando” na plantação. O fenômeno é comum durante a época de estiagem, ou seja, entre os meses de agosto e setembro quando o clima está bastante quente e seco, favorecendo assim a formação das correntes de vento.
Segundo Antônio Carlos, que enviou o vídeo à TV Anhanguera, o redemoinho durou poucos minutos.
Leia mais:
>> Moraes bloqueia contas de empresa de Elon Musk no Brasil
>> Mega-Sena 2.768 sorteia prêmio de R$ 6,5 milhões nesta quinta-feira
>> Após atendimento ruim, mulher se vinga de vendedores de loja famosa
De acordo com a Gerência do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), os fenômenos são comuns em períodos secos.
A formação de redemoinho ocorre quando o solo se aquece em determinado ponto, e o vento fraco, vindo de uma direção, se encontra com a corrente de ar quente acima do ponto que está muito aquecido. Esse vento tende a ganhar velocidade, girar e empurrar o grande volume de poeira.
Os redemoinhos podem ter desde alguns centímetros até vários metros de altura. Além disso, em sua maioria, eles são breves e duram apenas alguns minutos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes