SAÚDE
Remédios sem registro e “xarope milagroso” são proibidos pela Anvisa
Fabricantes não tinham autorização para produzir ou comercializar os produtos
Por Redação

Cinco produtos irregulares foram retirados do mercado nacional por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão foi publicada na última sexta-feira, 18, no Diário Oficial da União e inclui a proibição de fabricação, comercialização, distribuição, propaganda, importação e uso dos itens.
Entre os produtos suspensos está o chamado Xarope da Vovó (também vendido como Xarope da Vovó Isabel), que vinha sendo ofertado com diferentes embalagens e alegações de eficácia, como a promessa de limpar “os pulmões de fumantes”. De acordo com a Anvisa, além de não possuir registro, notificação ou cadastro, o fabricante do xarope é desconhecido.
Três suplementos do Grupo Nutra Nutri Ltda. também foram proibidos: Colágeno + Vitamina C, L-Treonato de Magnésio e Espinheira Santa. Segundo o órgão, a empresa não possui autorização para fabricar medicamentos, o que fere as normas da vigilância sanitária. Os produtos vinham sendo anunciados e vendidos de forma irregular.
Leia Também:
Outro item incluído na lista de suspensões é o Curcumyn Long (extrato de cúrcuma longa 95%), da empresa Akron Pharma Ltda. Uma perícia identificou que o suplemento não segue as exigências legais quanto ao processo de fabricação, o que motivou a ação da Anvisa.
A medida visa proteger os consumidores contra riscos à saúde decorrentes do uso de produtos sem controle de qualidade e sem a devida autorização para circulação no país.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes