BRASIL
Veja dicas de brinquedos para as crianças no Natal
A oftalmologista Renata Ayusso, sugere presentes que estimulem a coordenação e o desenvolvimento visual
Por Redação
O Natal é um momento mágico para as crianças. Os costumes e rituais deste período de celebração fazem com que criem memórias e fortaleçam os laços familiares. Pais, avós e tios querem presentear os pequenos com brinquedos incríveis e significativos, que reforcem ainda mais a importância da data.
Uma dica da oftalmologista Renata Ayusso, é escolher brinquedos com cores e movimentos que contribuam para a coordenação e o desenvolvimento visual.
A médica dá 6 sugestões para presentear as crianças neste Natal:
- brinquedos em preto e branco ou com cores diferenciadas que causem contraste ajudam a desenvolver a capacidade de distinguir as características de cada objeto;
- blocos de encaixe, quebra-cabeças e kits de modelagem estimulam a visão espacial e desenvolvem a capacidade de visualizar formas tridimensionais;
- brinquedos que giram ou se movem contribuem para o desenvolvimento da motilidade ocular e da atenção;
- jogos de correspondência de cores, como bingo ou quebra-cabeças coloridos ajudam a desenvolver o reconhecimento e a associação de cores;
- para os recém-nascidos, móbiles coloridos, com música e movimento, são ideais para chamar a atenção e fazer com que observem os padrões de contraste nas cores;
Leia também:
>> Confira esquema especial do Ferry-Boat para Natal e Réveillon
- brinquedos com luzes também são válidos tanto para os bebês quanto para as crianças que possuem baixa visão previamente diagnosticada.
Ainda de acordo com a Dra. Renata Ayusso, “o desenvolvimento visual passa por diversas fases e se completa por volta dos 7 anos de idade. Os bebês, por exemplo, possuem uma visão mais embaçada que fica mais clara com o tempo e é importante estimulá-los a seguir os objetos e pessoas. Já a partir do primeiro ano de vida eles começam a perceber a profundidade dos objetos, com movimentos oculares mais sincronizados”.
“ A visão binocular, que possibilita enxergar em 3D, se desenvolve entre os dois e três anos de idade, sendo que até os quatro anos a coordenação entre a mão e o olho fica mais aprimorada. O ideal é escolher brinquedos capazes de estimular a criança a focar e explorar, ter atenção e se concentrar. Isso beneficia não somente a habilidade visual, mas também o desenvolvimento cognitivo e motor”, complementa a oftalmologista.
Existem diversas opções de brinquedos capazes de auxiliar no aprendizado das cores, formas e tamanho, para que a criança possa desenvolver suas habilidades enquanto brinca. Na hora de decidir pelo presente que será dado pelo Papai Noel, lembre-se de escolher algo indicado para a idade e que possua o selo do Inmetro, garantindo o compromisso do fabricante com as exigências de segurança.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes