Jerônimo diz que povo será lembrado no Carnaval: "Não é só de turista" | A TARDE
Atarde > Carnaval > Carnaval 2023

Jerônimo diz que povo será lembrado no Carnaval: "Não é só de turista"

Governador marcou presença na última festa popular antes da folia momesca

Publicado quinta-feira, 09 de fevereiro de 2023 às 12:36 h | Atualizado em 09/02/2023, 13:27 | Autor: Thiago Conceição e Lucas Franco
"A população só vê o carnaval através dos circuitos festivos, e por trás dos circuitos tem muita coisa acontecendo", disse Jerônimo Rodrigues
"A população só vê o carnaval através dos circuitos festivos, e por trás dos circuitos tem muita coisa acontecendo", disse Jerônimo Rodrigues -

Também presente na Lavagem do Bonfim e na Festa de Iemanjá, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), acompanhou o cortejo da Lavagem de Itapuã, que voltou a desfilar após dois anos de interrupção por causa da pandemia de covid-19, nesta quinta-feira, 9.

Em seu primeiro ano de mandato, o governador comemorou o retorno das festas de rua e prometeu empenho da sua gestão no resgate da cultura baiana.

"Uma festa como essa aqui é tradicional, realizada pelo povo de Itapuã, por Salvador e pela Bahia. Aqui nós demos apoio para acontecer esta parte cultural, a Segurança Pública também foi reforçada em quantitativo, além de apoio da Secretaria de Saúde. Esta  é mais uma atuação conjunta que antecede o Carnaval", afirmou.

O governador disse que as portas estão abertas para os turistas que venham visitar a capital baiana no período, mas que a festa não deve ser exclusivamente voltada para eles.

"Não tem como não se animar com uma caminhada dessas que acontece em Itapuã, com a participação das baianas, grupos afros e a acolhida de toda a comunidade. Então, eu quero aproveitar e convidar a quem não está em Salvador ainda se programar para vir. Turistas trazem investimentos e recursos, mas a gente não pode fazer um carnaval para turistas e esquecer o nosso povo", opinou Jerônimo, que lembrou que os investimentos voltados ao carnaval somam R$ 70 milhões entre Salvador e interior do estado.

"A população só vê o carnaval através dos circuitos festivos, e por trás dos circuitos tem muita coisa acontecendo. Tem Polícia Militar, Polícia Civil, bombeiros, os hospitais estão prontos. O trabalho da SPM [Secretaria de Política para as Mulheres] para cuidar da violência contra a mulher nos circuitos, os catadores", disse o chefe do Executivo Estadual, citando alguns dos componentes do carnaval.

Ao lado de Jerônimo, o vice-governador Geraldo Júnior disse que espera um período de paz, amor e tranquilidade com a volta das festas após a pandemia de covid-19.

"É uma alegria a retomada dos eventos de rua, do maior evento de rua que é o carnaval, das lavagens, a gente encerrando esse ciclo com a Lavagem de Itapuã", disse Geraldo.

Horas antes, durante entrega de ampliação da maternidade Albert Sabin, em Cajazeiras, Jerônimo disse que convidou Lula (PT) para o Carnaval. O presidente da República, que estará na Bahia no próximo dia 14 para entrega de etapa do Minha Casa Minha Vida em Santo Amaro, não confirmou a presença e disse que precisa de um tempo de descanso.

Publicações relacionadas