SÓ FILMAÇO!
Esses são os 10 melhores filmes de 2025 (até agora)
Portal A TARDE reuniu os destaques que definem o que de melhor o ano tem oferecido nas telonas
Por Edvaldo Sales

Em meio a estreias aguardadas, surpresas gratificantes e o retorno de grandes franquias, o cinema em 2025 já mostrou a que veio. Com apenas metade do ano percorrida, o calendário cinematográfico entregou produções que impactaram o público, dividiram opiniões e fizeram história.
Leia Também:
O Portal A TARDE decidiu reunir os destaques que, até agora, definem o que de melhor o ano tem oferecido nas telonas. A curadoria conta com títulos como Pecadores, Extermínio - A Evolução, F1 – O Filme e Premonição 6: Laços de Sangue.
Os 10 melhores filmes de 2025 (até agora)
1. Pecadores
Nova parceria entre o diretor Ryan Coogler (Pantera Negra) e Michael B. Jordan (Creed: Nascido para Lutar) é o melhor filme de 2025 até o momento. Na história, irmãos gêmeos dispostos a deixar suas vidas conturbadas para trás retornam à sua cidade natal para recomeçar suas vidas do zero, quando descobrem que um mal ainda maior está à espera deles para recebê-los de volta.
Porém, essa é apenas a camada superficial do roteiro, que não se prende ao básico. Além da atuação de B. Jordan e da direção de Coogler, outros aspectos se destacam: trilha sonora, figurino e fotografia.
2. Extermínio - A Evolução
Extermínio - A Evolução é um dos grandes acertos da carreira do diretor Danny Boyle (Trainspotting) e do roteirista Alex Garland (Guerra Civil). O filme usa zumbis para contar uma história visceral que aborda amadurecimento, violência e paternidade. Tudo isso com uma direção impecável e trilha sonora instigante. Uma experiência cinematográfica marcante.
3. F1 – O Filme
F1 – O Filme pode afastar algumas pessoas por se tratar de um filme que fala sobre Fórmula 1. Porém, a maneira como a obra de Joseph Kosinski (Top Gun: Maverick) coloca esse esporte na tela é uma das coisas mais impressionantes que o público vai ver em 2025. A direção de Kosinski é responsável por uma das experiências mais imersivas do ano e promete deixar até os menos adeptos à prática esportiva com os olhos ligados na tela.
4. Premonição 6: Laços de Sangue
Premonição 6: Laços de Sangue cumpre bem o papel de revitalizar uma franquia muito querida, mas que já estava causando um certo cansaço devido à repetição de uma estrutura que deu muito certo, mas necessitava de novas ideias para voltar ao auge. E o filme consegue não só fazer isso, como também se tornar mais maduro que os seus antecessores.
5. Predador: Assassino de Assassinos
Predador: Assassino de Assassinos é uma das melhores surpresas de 2025. A animação de Dan Trachtenberg (O Predador: A Caçada) tem um visual deslumbrante e uma proposta muito interessante — que é executada com bastante êxito. Dentro de uma franquia com altos e baixos, esse filme é um dos grandes acertos, pois consegue equilibrar coisas que já deram certo nos capítulos anteriores, mas sem esquecer de trazer novidades.
Importante lembrar que Predator: Badlands, próximo longa da franquia, também vai ser comandado por Dan Trachtenberg.
6. Homem com H
Homem com H é uma cinebiografia que deixa o pudor de lado para abraçar a imensidão de uma pessoa livre por natureza, mas, em determinados momentos, acaba não conseguindo dosar bem no filme tantos eventos que marcaram a vida dessa personalidade, mas é uma excelente homenagem — ou, mais que isso, um mergulho poético na alma de Ney Matogrosso.
7. Thunderbolts*
Apesar de alguns deslizes, Thunderbolts* se destaca pela sua personalidade. Pode não ser a “salvação da Marvel”, como tem sido colocado, mas pode ser a luz no fim do túnel para o MCU que abre possibilidades para mais coisas boas após um longo período em que a equipe criativa da Casa da Ideias parecia criar de olhos vendados, sem saber qual caminho seguir — ou qual deles retomar.
8. Acompanhante Perfeita
Acompanhante Perfeita é um daqueles filmes perfeitos para ser assistido com amigos. A história aborda temas importantes e que dialogam com a nossa atual realidade, mas faz isso de maneira divertida e com reviravoltas interessantes. Além disso, as atuações de Sophie Thatcher (Yellowjackets) e de Jack Quaid (The Boys) são outros trunfos do longa.
9. Bailarina - Do Universo de John Wick
Bailarina - Do Universo de John Wick tinha uma missão bem difícil: conseguir atrair os fãs de ação e da franquia sem o Keanu Reeves, o rosto de John Wick, como protagonista. Mas o longa de Len Wiseman (Anjos da Noite) se sai bem. O grande mérito disso vai para Ana de Armas (Blade Runner 2049), que assume o papel principal e brilha ao fazer isso. Além disso, a ação segue frenética e intensa, garantindo que o filme saia sem dever nada aos anteriores.
10. Missão Impossível - O Acerto Final
Esse, talvez, seja um grande “poderia ter sido, mas não foi”. Missão Impossível - O Acerto Final chegou com a incumbência de encerrar com chave de ouro a trajetória de Ethan Hunt (Tom Cruise), que teve início há mais de 30 anos. A produção busca enaltecer e relembrar momentos icônicos do protagonista, mas é, no final das contas, um fechamento de ciclo agridoce.
No entanto, a obra consegue entregar momentos de tirar o fôlego e que mantém a tradição da franquia de fazer, a cada novo filme, uma cena de ação que busca superar a que veio antes. Só por isso – e por ser um dos mais aguardados do ano — Missão Impossível - O Acerto Final merece fechar esta lista.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes