OPEN AIR
Exposição do CEDOC emociona Olívia Santana: "Está fantástica"
Mostra no Open Air Brasil resgata 100 anos do cinema na Bahia

Por Bianca Carneiro e Franciely Gomes

Começou em Salvador o Open Air Brasil, evento parceiro do Grupo A TARDE, que traz o maior cinema a céu aberto do mundo. A tela, de 325 m², equivalente a uma quadra de tênis, ficará instalada no Centro de Convenções Salvador até o próximo dia 12 de outubro.
Mas nem só da tela gigantesca é composta a iniciativa, apresentada pelo Ministério da Cultura e Nubank. Além de unir cinema, música e gastronomia, a experiência também traz uma exposição especial feita a partir dos arquivos do Centro de Documentação e Memória – CEDOC do jornal A TARDE.
Sendo o mais antigo veículo midiático em atividade na Bahia, o jornal de 113 anos testemunhou diversos episódios do desenvolvimento do cinema na Bahia e reuniu, na mostra, fotografias históricas com cenas de filmes emblemáticos, além de realizadores baianos, em registros nos sets de filmagem, ou de produções nacionais filmadas na Bahia.
>>> Horários, cinemas e mais: acesse o Cineinsite AQUI e veja onde os filmes estão passando
Leia Também:
Presente na noite de estreia do Open Air Brasil nesta terça-feira, 30, a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) elogiou a exposição do Cedoc. Ela destacou a importância da ação para a cultura do estado
"Acho muito bonita essa atitude do Grupo A TARDE de fazer essa exposição, resgatando e valorizando o audiovisual baiano. Está fantástica. Você vê Glauber Rocha, esse resgate do que foi o papel do Cinema Novo para a Bahia e para o Brasil internacionalmente".

Olívia também citou o filme 'O Jardim das Folhas Sagradas' (2011), do qual participou e se disse emocionada com o registro. "Foi muito bacana ver Pola [Ribeiro, diretor] construir aquele filme com a nossa presença, do movimento negro, os movimentos da religiosidade de matriz africana. Vai passando, assim, também um filme na mente da gente ao ver esse registro, que pra mim é muito valioso".
"Antes de ver o grande cine, eu gostei muito de me deparar com essa exposição que valoriza tanto o audiovisual baiano, então, parabéns ao A TARDE, parabéns a todos os cineastas baianos e baianas que resistem".
Clique aqui e confira a mostra do Cedoc no Open Air Brasil.
Ingressos e programação do Open Air Brasil
Os ingressos para o Open Air Brasil estão sendo vendidos na plataforma Sympla. Confira a programação completa do evento abaixo:
Dia 30 de setembro (terça-feira): “3 Obás de Xangô” + Show de Alice Caymmi
Dia 1º de outubro (quarta-feira): “Malês” (pré-estreia com presença do diretor e elenco) + Show de Rachel Reis
Dia 2 de outubro (quinta-feira): “Pulp Fiction - Tempo de Violência”
Dia 3 de outubro (sexta-feira): “Missão: Impossível – O Acerto Final” + Show da banda Herbert & Richard
Dia 4 de outubro (sábado): “Lilo & Stitch” (live-action) + “F1 – O Filme” (sessões independentes)
Dia 5 de outubro (domingo): “Meu Amigo Totoro” + “Thelma & Louise” (sessões independentes)
Dia 7 de outubro (terça-feira): “Pecadores”
Dia 8 de outubro (quarta-feira): “Uma Batalha Após a Outra”
Dia 9 de outubro (quinta-feira): “Ó Paí, Ó” (sessão especial de 18 anos) + Show de Majur
Dia 10 de outubro (sexta-feira): “Uma Sexta-feira Mais Louca Ainda” + Show da banda Herbert & Richard
Dia 11 de outubro (sábado): “Como Treinar o Seu Dragão” (live-action) + “Quarteto Fantástico: Primeiros Passos” (sessões independentes)
Dia 12 de outubro (domingo): Show da Banda Didá + “A Menina e o Pote” (curta-metragem) + “A Pequena Sereia” (live-action) (sessões independentes)
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes