Busca interna do iBahia
HOME > CINEINSITE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BATALHA JUDICIAL

Marcos Mion é alvo de acusação grave e toma atitude inesperada

Mion, que protagonizou ‘MMM – Meu Melhor Amigo’, foi acusado de plágio pela cineasta Camila Rizzo

Edvaldo Sales

Por Edvaldo Sales

26/05/2025 - 9:35 h | Atualizada em 26/05/2025 - 10:21
Marcos Mion foi alvo de processo
Marcos Mion foi alvo de processo -

Uma polêmica envolvendo o apresentador Marcos Mion e a Formata Produções ganhou novidades. Tudo teve início após a cineasta Camila Rizzo fazer um acusação de plágio envolvendo o filme ‘MMM – Meu Melhor Amigo’, estrelado pelo global. Ela processou o global e a produtora afirmando que a obra configura plágio e contrafação.

Leia Também:

Rizzo afirmou ter desenvolvido as ideias e conceitos no curta-metragem ‘Headway’, escrito e produzido em 2018. Desde que o caso surgiu em 2024, um pedido liminar para impedir a exibição do longa de Mion foi indeferido por duas vezes.

Tudo sobre Cineinsite em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Porém, segundo a coluna Fábia Oliveira, do Metrópoles, Camila não estava conseguindo localizar Mion. Em uma petição do dia 5 de maio deste ano, Rizzo explicou à juíza que o endereço apresentado por ela no início do caso foi dado como incorreto.

Diante disso, a autora chegou a pedir a citação eletrônica do famoso. No entanto, por ter caráter excepcional, a medida não foi bem recebida pela juíza, que entendeu pelo indeferimento.

Atitude inesperada

Marcos Mion protagonizou ‘MMM – Meu Melhor Amigo’
Marcos Mion protagonizou ‘MMM – Meu Melhor Amigo’ | Foto: Divulgação

Quando Rizzo estava prestes a oficiar a Globo Comunicação para obter o endereço do apresentador, a equipe dele fez contato com a autora por e-mail informando voluntariamente o endereço para sua citação.

No dia 16 de maio, a cineasta pediu a expedição de uma carta de citação com o novo e certo destino do apresentador. Se realizada com êxito, a citação abrirá o prazo de 15 dias úteis para a defesa do global.

Apesar de ainda não ter sido citado oficialmente, Marcos Mion já se pronunciou publicamente sobre as acusações. Ao Metrópoles, o apresentador afirmou que as acusações não têm fundamento e endossou o caráter original do filme que estrela.

Interesse de Mion em obra de Camila Rizzo

Mion respondeu a uma marcação de Camila Rizzo no Twitter
Mion respondeu a uma marcação de Camila Rizzo no Twitter

Em janeiro, a defesa de Camila Rizzo apresentou à Justiça de São Paulo uma série mensagens que, segundo ela, comprovam a relação entre o projeto Headway, de Rizzo, e o filme MMA - Meu Melhor Amigo, de Mion.

Mion respondeu a uma marcação de Camila Rizzo no Twitter, em 27 de fevereiro de 2018. Na ocasião, ela divulgava o projeto Headway, que abordava temas como autismo e o poder transformador do esporte.

De imediato, o apresentador demonstrou interesse, segundo print anexado ao processo, ao qual o Splash teve acesso. “Recebi uma marcação sua. Fiquei interessado! Quero saber mais. Entra em contato com minha empresária, Adriana Pires?”, escreveu Mion.

Camila respondeu: “Poxa, que bom! Vou entrar em contato com ela. Pra gente, isso seria muito legal. É uma história de superação muito bacana. Espero que você goste”.

No dia seguinte à mensagem, a cineasta fez contato com a empresária de Mion por email. Ela detalha o projeto afirmando que a história explora duas jornadas interiores: um adorável menino que precisa lidar com as singularidades do autismo e um lutador de MMA que enfrenta a aposentadoria.

“Estamos loucos com essa história! Isso pode virar um longa maravilhoso! [...] Acho que é um longa, com certeza é um longa. Eu e Mion estávamos atrás de uma boa história para contar. Temos uma produtora bacana que quer fazer algo com ele, ele sendo o protagonista”, disse Adriana Pires.

Depois, foram discutidas as possibilidades de colaboração, incluindo a parceria para um futuro longa, e a participação de Mion como produtor executivo e protagonista. A resposta da empresária foi enviada no dia 5 de março de 2018.

O Mion só entraria no curta se fechássemos a parceria para o longa (protagonista e coprodução). Acreditamos que um longa com essa história, protagonizado pelo Mion e ainda abordando o autismo, [...] pode ter um alcance muito grande.
Adriana Pires - empresária de Marcos Mion

Semelhanças entre Headway e MMA - Meu Melhor Amigo

A defesa argumenta que o enredo de MMA - Meu Melhor Amigo apresenta semelhanças com a obra Headway.

No longa, Mion interpreta um campeão de MMA que descobre ser pai de um menino autista, tendo que enfrentar desafios para se conectar com o filho. A cineasta alega que a trama central é muito similar à ideia original apresentada em 2018.

O processo

Em outubro de 2024, Camila Rizzo entrou com um processo contra o apresentador Marcos Mion e a produtora Formata. A cineasta pediu indenização de R$ 50 mil por danos materiais e morais, retratação pública e proibição do uso de elementos de sua obra.

“O próprio Mion e a empresária dele fizeram contato com ela [Camila] e se interessaram em adquirir todo o material de pesquisa. Ela disse que era um trabalho de conclusão [de um curso feito no exterior] e não tinha interesse, naquele momento, em vender para eles. Ela tinha interesse em poder atuar junto, trabalhar de alguma forma”, disse Rosana Alcântara, advogada da cineasta, ao Splash.

O juiz negou tutela de urgência para suspender a exibição do filme, argumentando que os elementos apresentados são insuficientes para comprovar a probabilidade do direito alegado sem o contraditório. A decisão final sobre o caso ainda está pendente.

O que diz Mion?

Marcos Mion rompeu o silêncio
Marcos Mion rompeu o silêncio

Em nota, Mion disse que uma “acusação feita na imprensa, infelizmente, ocupou um espaço que eu gostaria que fosse dedicado a essa história tão importante, que não faz parte apenas da minha vida, mas de um processo de conscientização urgente da sociedade sobre a causa do autismo”.

“A Justiça já indeferiu todas as investidas feitas contra o filme e continuaremos provando que as acusações não têm nenhum fundamento e que se trata de um filme original. Por isso, sigo investindo meu tempo e minha energia a esse filme que é um sonho realizado e que, apesar ser uma ficção, é uma realidade onde eu e minha família nos reconhecemos em todo o tempo”, completou o apresentador.

Disney se pronuncia

Distribuidora do filme de Mion, a Disney também se pronunciou. “Estamos cientes da situação e acompanhando de perto. Reforçamos nosso compromisso com a transparência e o respeito a todos os envolvidos, preservando a integridade do projeto e das pessoas associadas a ele. Seguimos comprometidos com a divulgação do projeto, que reflete o esforço e a dedicação de uma grande equipe para com a sua produção e lançamento”, disse a empresa.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Disney Marcos Mion TV Globo

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Marcos Mion foi alvo de processo
Play

Five Nights at Freddy's 2: saiba o que assistir no cinema em Salvador

Marcos Mion foi alvo de processo
Play

Baiano brilha em documentário sobre seleção de futebol de cegos

Marcos Mion foi alvo de processo
Play

Da Galícia a Salvador: filme sobre vida de Pepe Faro emociona público

Marcos Mion foi alvo de processo
Play

O filme de suspense da Netflix com grande elenco que você precisa ver

x