CINEMA
Não é Wagner! Conheça outro brasileiro que pode ser indicado ao Oscar
Brasileiro concorre por trabalho no filme "Sonhos de Trem", da Netflix, obra que já o contemplou com outro prêmio

Por Luiza Nascimento

A possível indicação de Wagner Moura e o filme O Agente Secreto ao Oscar 2026 tem criado expectativa entre os amantes cinematográficos. No entanto, outro brasileiro também possui grandes chances de concorrer ao prêmio.
Adolpho Veloso, o diretor de fotografia de Sonhos de Trem, da Netflix, aparece entre os favoritos para a indicação ao Oscar 2026, na categoria Melhor Fotografia, que ocorrerá nesta quinta-feira, 22, e teve o nome incluído na shortlist do segmento.
Quem é Adolpho Veloso?
Nascido em São Paulo, Veloso tem 37 anos e hoje mora em Portugal. O profissional inicou a carreira de cineasta aos 12 anos, após assistir ao filme Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick.
Ao ingressar na faculdade, ele percebeu que poderia seguir a carreira como diretor de fotografia e, em 2012, começou a trabalhar com curta-metragens.
Mas foi em 2017 que Adpolpho viu a carreira deslanchar, através do documentário On Yoga: Arquitetura da Paz, chamando a atenção do diretor Clint Bentley, que o chamou para trabalhar em Jockey, em 2021.
Leia Também:
Agora, os dois voltaram a trabalhar juntos em Sonhos de Trem, obra quase toda gravada em locação, durante 29 dias de filmagens em florestas no estado de Washington, nos Estados Unidos.
Em meio à possível indicação, Veloso já tem outro trabalho encaminhado. Ele foi responsável por fotografar Remain, próximo filme de M. Night Shaymalan, com lançamento previsto para 2027.
Premiado no Critics Choice Awards
No último dia 6, Adolpho recebeu o prêmio de Melhor Fotografia do Critics Choice Awards pelo filme Sonhos de Trem, lançado em novembro de 2025.
Na categoria, concorriam os diretores Claudio Miranda por "F1", Dan Laustsen, por "Frankestein", Łukasz Żal, por "Hamnet", Michael Bauman, por "Uma Batalha Após a Outra" e Autumn Durald Arkapaw, por "Pecadores".
Outros trabalhos de destaque
- Documentário On Yoga: Arquitetura da Paz (2017);
- Filme brasieiro Rodantes (2021);
- Filme El Perfecto David (2021);
- Filme Jockey (2021);
- Silme Mosquito (2020);
- Série Becoming Elizabeth (2022);
- Vidoclipe Ameianoite, de Pabllo Vittar e Gloria Groove (2023);
- Curta-metragem American Cancer Story (2024).
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



