Dia mundial da segurança alimentar | A TARDE
Atarde > Colunistas > A TARDE Agro

Dia mundial da segurança alimentar

Publicado segunda-feira, 07 de junho de 2021 às 06:00 h | Autor: José Luiz Tejon
Insegurança alimentar atinge milhões de pessoas no mundo
Insegurança alimentar atinge milhões de pessoas no mundo -

Hoje comemoramos o dia mundial da segurança alimentar. E alimento é o alimento de todos os alimentos. Assim como o setor de rações para animais se organiza mundialmente através do International Feed Industry Federation, para melhorar as previsões e o planejamento entre a oferta e a demanda para comida dos animais, temos uma espetacular necessidade de fazer muito mais pela previsão, estoques e segurança alimentar dos seres humanos.

O mundo caminha para a marca de 10 bilhões de habitantes até 2050. Não esquecendo que os chineses acabaram de autorizar 3 filhos por casal recentemente.

Considerando ainda que metade da população atual vai desde a fome, cerca de 1 bilhão de pessoas, até a insegurança alimentar outros 3 bilhões, temos aproximadamente metade da população do mundo hoje comendo mal, insegura, até os que não comem. E na outra metade, os que tem renda para consumir, por incrível que pareça metade dos que podem comer bem comem mal por deseducação nutricional e desenvolvem doenças e obesidade. Por isso no dia mundial da segurança alimentar, concluímos que o alimento de todos os alimentos está na educação. Ensinar a comer saudavelmente é fundamental.

Sobre a insegurança alimentar necessitamos de um planejamento estratégico e de uma cooperação planetária para assegurar comida para todos. E não basta quantidade, precisará ter qualidade. Você poderia perguntar, mas Tejon isso não é só um sonho? Como cantou Raul Seixas, sonho que se sonha só é só sonho, sonho que se sonha junto é realidade. Saúde virou sinônimo de alimento doravante. E fica insuportável convivermos nos próximos anos dessa década e da próxima com índices que mostram 1 cidadão norte americano comer 43 vezes mais do que um africano. Ou então que o consumo de um gato europeu deixa uma pegada de carbono equivalente ao consumo médio de um ser humano africano.

Com este cenário, onde iremos sem duvida para muito mais e melhor comida para todos, seja para os mercados com renda para consumir ou seja para ações mundiais de filantropia alimentar onde pessoas precisam comer e não conseguem comprar. Quando olhamos para o Brasil e sua posição gigantesca no globo terrestre, as oportunidades são incontestáveis.

Vamos dobrar o complexo de agribusiness em 10 anos? Vamos para US$ 1 trilhão de dólares? Se nós mesmos não nos atrapalharmos a nós mesmos, dobramos tudo de tamanho e dentro do padrão ESG - meio ambiente, responsabilidade social e governança.

Eta mercadão gigantesco, maior do que o “baião“ do eterno Gonzagão.

Publicações relacionadas