Não basta dar comida, vamos produzir mais | A TARDE
Atarde > Colunistas > A TARDE Agro

Não basta dar comida, vamos produzir mais

Publicado segunda-feira, 03 de janeiro de 2022 às 06:00 h | Autor: José Luiz Tejon

O Brasil em todos os seus seis biomas: Pampa, Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, Caatinga e Amazônia possui riquezas invisíveis no solo, águas e mares. Um agronegócio que pode dobrar de tamanho e com isso, num planejamento estratégico, incorporar mais cerca de 3 milhões de famílias agrícolas, que irão gerar renda não só para elas próprias, mas para toda a área urbana ao seu redor. Portanto, no mundo não falta comida, falta organização e planejamento para inclusão de milhões no Brasil e bilhões no mundo no trabalho ao longo de cadeias produtivas do agronegócio, em todos os seus aspectos potenciais.

A miséria rural é sempre mais severa do que a urbana, e os dados de 2021 mostram que as famílias rurais que vivem fora dos mercados são as que mais perderam renda e qualidade de vida.

A fome no Brasil está mais associada à pobreza e à miséria e ao distanciamento da base da pirâmide social da possibilidade de ter renda, do que da produção agropecuária. Porém, existe uma má distribuição não da comida, mas da competência para produzir, comercializar, industrializar e prestar serviços, a partir do que podemos extrair dos campos mares e ares do Brasil.

Basta ver onde temos cooperativas bem lideradas, como pequenas famílias agrícolas vivem com excelente renda e dignidade de vida. Da mesma forma, ao longo de todo 2021, acompanhamos aqui na coluna depoimentos de líderes do agro, como do sistema CNA-SENAR, OCB-SESCOOP, SEBRAE, ressaltando a importância da capacitação para o empreendedorismo.

Desta forma, para 2022, de olho nos planos das candidaturas. Vamos cobrar e acompanhar os planos dos candidatos muito acima de doações, e sim nas ações de emancipação da população brasileira.

Vamos cobrar planos competentes, envolvendo o agronegócio, pois além de significar 1/3 do PIB do país, podendo duplicar de tamanho, significa agrocidadania, renda, eliminação da fome, sem precisar dar comida, ensinando a produzir e vender, isso sim.

Não existe povo subalimentado, existe povo mal liderado. Em 2022, o combate à fome através da educação empreendedora. 

Publicações relacionadas