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Reputação - a nova barreira do Agro

Publicado segunda-feira, 19 de abril de 2021 às 06:00 h | Autor: José Luiz Tejon
A reputação de quem fala define o futuro daquilo que se fala
A reputação de quem fala define o futuro daquilo que se fala -

Barreiras comerciais são temas antigos. Taxas de importação. Barreiras sanitárias. Mais recentemente as barreiras da sustentabilidade e climáticas. Ainda aquelas colocadas pela própria iniciativa privada, como um determinado supermercado não servindo mais produtos de determinado país e região. E agora surge a barreira reputacional. Quer dizer se a fama não é boa, não importam os testes, comprovações e à quem doa, não vamos comprar.

Dentro da barreira reputacional, entra da mesma forma a reputação (consideração sobre o valor moral de alguém) de “quem fala“! Ou seja, o emissor da mensagem. A voz que soa e que emite a comunicação. Se essa pessoa, entidade, organização não se faz crível, não goza de isenção e credibilidade, diga o que disser, sua palavra aumentará ainda mais a desconfiança sobre aquilo que pretende defender e esclarecer.

A Bahia conseguiu ótima reputação na originação do Vale do São Francisco. Nos cafés especiais. O oeste dos grãos e algodão. A fruticultura do extremo sul. Tem no resgate do cacau sustentável um forte e positivo caminho para a integração. A indústria da árvore moderna, pecuária, cana de açúcar, os cereais famosos de Irecê e região, movimentos como os frutos do sertão da caatinga, além de uma gastronomia criando um conceito importante de “terroir“, onde o “tabuleiro da baiana“ de folclórica memória pode conquistar não só os celeiros, os pomares, os supermercados do mundo, mas também as mesas.

Muito cuidado doravante. Quem falar em nome do agronegócio não pode estar contaminado por ideologias, preconceitos de qualquer tipo, facções políticas. Uma Bahia ESG (Environmental, Social and Governance) é fundamental para toda a nova década, onde nossa missão será dobrar o agro brasileiro de tamanho para podermos dobrar o PIB de tamanho.

Não mais apenas na ciência, tecnologia, na produção sob fundamentos de baixo carbono, na logística e agroindústria de alimentos seguros, doravante a liderança e o nome dos líderes contará cada vez mais para o sucesso do agronegócio. A reputação de quem fala define o futuro daquilo que se fala.

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