Saiu o manifesto do Sistema CNA/SENAR | A TARDE
Atarde > Colunistas > A TARDE Agro

Saiu o manifesto do Sistema CNA/SENAR

Publicado segunda-feira, 31 de maio de 2021 às 06:00 h | Autor: José Luiz Tejon
A agropecuária brasileira é uma das 5 maiores do mundo
A agropecuária brasileira é uma das 5 maiores do mundo -

A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA, representante dos agricultores e produtoras, passa por uma mudança na sua estratégia de comunicação. Adota doravante o conceito de união campo e cidade através do “o alimento nos une a todos”.

Seu presidente João Martins me disse: “temos que remar na mesma direção, está na hora de nós construirmos e não de nos degladiar, o que leva é a gente construir “. O texto do manifesto que serve como o direcionamento para a categoria agropecuária está assim definido: “o que nos alimenta nos une”.

O abraço alimenta o afeto.

O entendimento alimenta a cidadania.

O conhecimento alimenta a educação.

O investimento alimenta a ciência.

A tecnologia alimenta a sustentabilidade.

A economia alimenta o otimismo.

O progresso alimenta o emprego.

O produtor alimenta o futuro.

Trabalhar juntos é o que nos alimenta unindo campo e a cidade trazendo equilíbrio entre a ciência e a natureza levando o bem estar por meio de toda forma de alimento

para o maior número de pessoas.

Somos o Sistema CNA/SENAR. “Alimentar é construir o futuro”. O mundo está mudando. A comunicação já mudou, a realidade também. Doravante produtores rurais e consumidores finais formam um elo indissolúvel. A palavra alimento é a união a cada segundo a cada instante dessa relação, com amizade, responsabilidade e sustentabilidade. Como explícita o manifesto: “trabalhar juntos é o que nos alimenta unindo campo e cidade”.

Entramos numa era onde saúde em todos os sentidos reaproxima a qualidade da originação nos campos, da nutrição saudável dos clientes do campo, o cidadão, o consumidor. Caminhamos para uma agrocidadania. E como Ariano Suassuna, paraibano ilustre afirmava: “o otimista é um tolo, o pessimista um chato, eu sou um realista esperançoso”.

E assim hoje estou vendo a iniciativa do Sistema CNA/SENAR: uma realidade esperançosa onde tudo vai depender de como olhamos para o futuro e de como iremos liderar juntos essa construção.

A agropecuária brasileira é uma das 5 maiores do mundo. Impactamos mais de 1 bilhão de pessoas diretamente no planeta além do abastecimento do mercado interno. Alimentar a boa palavra, a comunicação evolutiva traz progresso e saúde. E como aprendi com um grande mentor, Shunji Nishimura, fundador da fundação com seu nome na cidade de Pompeia/SP: “boa palavra é como água boa, traz vida e felicidade. Palavra ruim é como água ruim, destrói e gera infelicidade”.

Dessa forma, parabéns Sistema CNA/SENAR, pela boa palavra e integração campo cidade, afinal: “alimentar é construir o futuro”.

Publicações relacionadas