Super safra e governança é prosperidade com esperança | A TARDE
Atarde > Colunistas > A TARDE Agro

Super safra e governança é prosperidade com esperança

Publicado segunda-feira, 13 de setembro de 2021 às 06:00 h | Autor: José Luiz Tejon
Bahia deve ter uma colheita do algodão com produtividade superior a do ciclo anterior | Foto: Mila Cordeiro | Ag. A TARDE | 06.06.2019
Bahia deve ter uma colheita do algodão com produtividade superior a do ciclo anterior | Foto: Mila Cordeiro | Ag. A TARDE | 06.06.2019 -

Agronegócio, conceito originado na Universidade de Harvard, anos 50, pelos professores John Davis e Ray Goldberg, significa governança de todos os seus elos e agentes. Portanto agronegócio não existe para que frigoríficos e laticínios sejam odiados por produtores de proteína animal, e vice-versa; não existe para que tradings e agroindústrias não tenham diálogo e relações de longo prazo com os agricultores, e muito menos que todos eles não se entendam com pesquisadores, órgãos da ciência, empresas de insumos, mecanização e, ao final, que meio ambiente, responsabilidade social, supermercados e consumidores não sejam tratados como órgãos vitais de todo esse organismo que de agronegócio vira agrocidadania, onde o próprio Prof. Ray Goldberg nos manda uma mensagem atual: “isto tudo se transformou num mega sistema de saúde”.

Se esse sistema “agribusiness“ foi identificado como algo para ser gerenciado e governado, considerando todas as suas partes, muito menos ele sobrevive se for utilizado para fins ideológicos, político partidários, religiosos, ou como armas em conflitos nas guerras frias, onde embargos de alimentos vira e mexe são utilizados. Desta forma o Brasil precisa superar. Precisamos dobrar o PIB nacional urgente e velozmente. Para que isso possa ocorrer temos uma riqueza na forma do que aprendemos a fazer na originação de alimentos, grãos, energia, bioprodutos, frutas, madeira, fibras, etc. Precisamos de super safra.

A Abapa me informou que deveremos ter uma colheita do algodão na Bahia com produtividade superior a do ciclo anterior. A Conab passou uma previsão para a safra 2021/22 chegando a quase 290 milhões de toneladas de grãos no Brasil. Sem uma super safra não iremos realizar a riqueza social que irriga todo o comércio derivado dos campos, águas e mares, sem abundância na originação não iremos viabilizar agroindústrias com agregação de valor, e sem isso não iremos obter a justa e devida prosperidade para todos os brasileiros, precisamos disso e de mais, muito mais do A do abacate ao Z do zebu, uma governança incluindo comércio, serviços, indústrias, com produtores, suas entidades e cooperativas. E precisamos da governança vital de tudo isso com meio ambiente e responsabilidade social. Ouçam “Bom dia minha terra“ da extraordinária compositora e cantora Roberta Miranda. Um hino. Afinal agro também é cultura. 

O presidente da OCB Marcio Lopes disse: “cooperativismo é a liderança da prosperidade, e prosperidade é a governança da esperança”. Sem dúvida essa frase vale para todos nós brasileiros daqui pra frente. O Brasil que coopera supera e prospera. O povo brasileiro espera muito mais das suas lideranças do que estamos conseguindo entregar. 

Publicações relacionadas