Segunda onda já é realidade fora e chega no Brasil | A TARDE
Atarde > Colunistas > De Olho na Saúde

Segunda onda já é realidade fora e chega no Brasil

Publicado domingo, 22 de novembro de 2020 às 06:00 h | Atualizado em 21/01/2021, 00:00 | Autor: Elane Varjão
A segunda onda já é uma realidade nos EUA, na Europa e chega com força no Brasil, após as eleições
A segunda onda já é uma realidade nos EUA, na Europa e chega com força no Brasil, após as eleições -

A professora Natalia Pasternak, especialista em genética molecular e pesquisadora do Instituto de Ciência Biomédicas da USP, reforça sobre o que devemos nos conscientizar todo dia: “Nós estamos cansados do vírus, mas o vírus não está cansado de nós”. A segunda onda já é uma realidade nos EUA, na Europa e chega com força no Brasil, após as eleições. Muitas foram as aglomerações, carreatas, motoatas, paredões, entre tantos outros eventos que aconteceram de forma irresponsável. Vamos computar os prejuízos doravante com o aumento de contaminados e positivados pela Covid-19 e superlotação das unidades de terapia intensiva nos hospitais públicos e privados.

Precisamos conscientizar a população, principalmente os mais jovens, de que o único método efetivo neste momento, até o imunizante chegar, é apostar na prevenção e adotar as medidas sanitárias vigentes como uso de máscara, higiene correta das mãos, uso de álcool gel e tudo que já sabemos. E que Deus nos proteja, mesmo assim!

Novembro promove alerta para homens

Imagem ilustrativa da imagem Segunda onda já é realidade fora e chega no Brasil
Juarez Andrade é coordenador do Serviço de Urologia do Hospital da Bahia

Chegou a vez do Novembro Azul, voltado para o diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata.“Aprendemos a diagnosticar melhor e, principalmente, separar os tumores que precisam de atenção clínica e aqueles que não são agressivos. A cirurgia robótica representou um grande avanço, além disso, os exames de bioimagem evoluíram muito, permitindo detecção do tumor, e acompanhamento de eventuais progressões desses cânceres”, afirma o coordenador do Serviço de Urologia do Hospital da Bahia, Juarez Andrade.

Kit-covid com respaldo científico

Em entrevista a uma TV, o prefeito eleito de Porto Seguro, Janio Natal, disse que o coronavírus “não se sustenta no verão”. Ele acrescentou que prepara um kit-covid, com a inclusão de medicamentos sem eficácia comprovada. Disse ainda que, “com fé em Deus”, haverá uma vacina até janeiro que possibilitará realizar o famoso Carnaval prolongado de Porto Seguro em abril. Vacina, todos nós queremos. Medicamentos, também. Voltar à vida normal, mais ainda. Mas o respaldo deve ser somente científico, e não político.

AMB contará com três baianos

A próxima diretoria da Associação Médica Brasileira – AMB, que comandará a entidade de 2021-2023, contará com três baianos ilustres no corpo diretivo. Luciana Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Roque Andrade e José Carlos Brito, ex-presidentes da Associação Bahiana de Medicina. A eleição nacional foi encerrada no dia 23 de outubro, com a homologação do resultado nas urnas. A chapa vencedora, composta por César Fernandes (SP) como presidente e Luciana Silva (BA) como 1ª vice-presidente, obteve 65% dos votos válidos.

Cirurgia robótica em Salvador

O I Simpósio Multidisciplinar de Cirurgia Robótica da Bahia - Robotic Surgery Experience Bahia acontece nos dias 27 e 28 de novembro, no Hotel Deville Prime Salvador, em Itapuã. O evento, promovido pelo médico Ramon Mendes, diretor do Núcleo de Coloproctologia do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica, é voltado para médicos, residentes, acadêmicos de medicina e enfermagem e receberá mais de 20 convidados nacionais com experiência em cirurgia robótica. A novidade é a simulação com robôs, além de uma cirurgia transmitida ao vivo para o público.

DESTAQUES

PróMan

A fisioterapeuta Carolina Barreto lança o PróMan, um programa específico para resolver a incontinência urinária, um dos problemas que mais preocupam os homens após a cirurgia de câncer de próstata.

Psicologia gratuita

A Clínica-escola de Psicologia da Unime Salvador está com atendimentos online e gratuito. Os interessados contam com psicoterapia individual realizada por estudantes.

SOCORRO

- Urina preta é um dos sintomas da doença de Haff, que vem causando preocupação nas autoridades de saúde na Bahia. Pacientes registraram sintomas após consumo de frutos do mar, especificamente o peixe Olho de Boi.

- Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a probabilidade de uma pessoa negra morrer vítima do coronavírus é 62 vezes maior que uma pessoa branca, por conta da falta de acesso a serviços básicos.

Publicações relacionadas